Share Button
Estudos Bíblicos

Sofrimento: O Desafio de Asafe

Nos últimos dias, tenho acompanhado alguns amigos especialmente chegados durante uma situação traumática. São pessoas boas que procuram seguir as orientações bíblicas na sua vida, mas estão sofrendo terrivelmente. Momentos como esse oferecem oportunidades importantes para relembrar o ensinamento das Escrituras sobre o problema do sofrimento. Começando com este artigo e continuando em outros, vamos considerar o que a Bíblia diz sobre o problema do sofrimento nesta vida.

Salmo 73, escrito por Asafe, é um excelente texto para nos orientar na busca de entendimento desse assunto. Sugiro a leitura do Salmo antes de continuar.

Asafe inicia o hino com a declaração do tema que pretendia defender: “De fato, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo” (Salmo 73:1). Mas, logo depois de introduzir o tema, ele fala da sua própria dificuldade em acreditar nessa bondade de Deus: “Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos. Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos maus” (Salmo 73:2-3).

Asafe viu pessoas que desrespeitavam a Deus prosperando, e achou injusto. Por outro lado, ele mesmo, sendo um servo fiel do Senhor, sofria! Ele continua: “Com certeza foi inútil conservar puro o meu coração e lavar as minhas mãos na inocência. Pois o dia inteiro sou afligido e cada manhã sou castigado” (Salmo 73:13-14). Ele ficou confuso e não conseguia entender: “Em só refletir para compreender isso, achei que a tarefa era pesada demais para mim” (Salmo 73:16).

Mas, Asafe não abandonou sua fé e não acusou Deus de injustiça. Ele procurou respostas no lugar certo (Salmo 73:17), e conseguiu confiar no Senhor. A resposta exigia uma perspectiva eterna, não limitada ao curto tempo das suas próprias experiências. Quando ele olhou para os destinos distintos dessas duas categorias de pessoas (as más e as boas), ele entendeu. Os justos podem sofrer nessa vida (a teologia da prosperidade pregada em muitas igrejas hoje é contraditória à mensagem bíblica), e os ímpios podem prosperar aqui na Terra. Mas a justiça vem, e Deus vai acertar as contas.

Depois de passar por sua crise spiritual, Asafe reafirmou sua confiança no Senhor. Precisamos fazer a mesma coisa. Não devemos ter inveja dos maus, pois Deus cuidará deles (Salmo 73:18-20, 27). Devemos demonstrar a atitude desse salmista e seus pensamentos sobre Deus: “No entanto, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória. Quem tenho eu no céu além de ti? E quem poderia eu querer na terra além de ti? Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre” (Salmo 73:23-26).

Asafe, como nós, tinha dificuldade em compreender as injustiças deste mundo e os motivos do sofrimento dos inocentes. Não é errado perguntar e buscar respostas, mas devemos demonstrar respeito para com Deus e aceitar as respostas que vêm da sua palavra.

Em outros artigos, vamos considerar outros aspectos do ensinamento bíblico sobre esse problema. Se Deus permitir, vamos observar que muito sofrimento vem simplesmente porque o mundo foi corrompido pelo pecado dos seres humanos. Muitas vezes, a dor é consequência da maldade de pessoas cruéis, trazendo sofrimento na sua própria vida e causando angústias na vida de pessoas inocentes, vítimas da crueldade dos maus. E vamos observar, ainda, que muitos sofrem por serem insensatos seduzidos pelo pecado e por pecadores que procuram envolvê-los nos seus atos errados.

Em todos esses casos, encontramos orientações bíblicas para entender as fontes do sofrimento e como lidar com a dor nas nossas vidas. Vamos ter o bom senso para procurar e aceitar as respostas que vêm de Deus!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA