Share Button
Estudos Bíblicos

Servir ou Ser Servido?

“Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país.” Sem dúvida, essa foi uma das mais famosas frases do discurso de posse de John F. Kennedy quando assumiu a presidência norte-americana em 1961. No contexto sociopolítico, Kennedy incentivou o patriotismo e atitudes de serviço para o bem dos outros.

A época de Kennedy foi conhecida com um período em que pessoas acreditavam na ideia de contribuir para melhorar as circunstâncias dos seus concidadãos, tanto no contexto nacional como internacional. Noções de certo e errado dominavam discursos de política, ética, moralidade e religião. Muito se falava dos deveres, responsabilidades do indivíduo em prol da comunidade.

Ao longo das últimas décadas, o foco vem mudando. Benefícios para o indivíduo se tornam mais importantes do que o bem dos outros. Sentimentos e desejos tomam o lugar de deveres e responsabilidades. A disposição de fazer sacrifícios para ajudar outros é substituída pelo egoísmo de gratificação imediata. O nítido contraste entre o certo e o errado, entre o bem e o mal, fica cada vez mais embaçado em inúmeros tons de cinza. Não estou dizendo que todos pensam ou agem assim, mas é claro que um dos grandes desafios do nosso tempo é confrontar essa competição entre o dever e o desejo egoísta.

Quando falamos desse tema, alguns entrariam em debates filosóficos e começariam a falar sobre Kant, Schiller e outros e suas perspectivas sobre a liberdade individual, a responsabilidade coletiva e as bases da moralidade e ética. Proponho aqui, porém, uma abordagem mais simples e acessível baseada no ensinamento de alguém muito superior aos grandes filósofos.

Jesus Cristo corrigiu as ambições egoístas dos seus apóstolos com estas palavras: “Mas entre vocês não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vocês, que se coloque a serviço dos outros; e quem quiser ser o primeiro entre vocês, que seja servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Marcos 10:43-45).

Jesus Cristo, o Criador do mundo, veio para servir e não para ser servido. Nós devemos imitar seu exemplo!

A educação de servos deve começar com crianças pequenas. Muitos pais cometem o erro de ensinar o filho que ele é o centro do Universo. Vivem tentando agradar ao filho em tudo. Quando quer doce, eles dão. Quando chora para receber certo brinquedo, eles compram. Muitos até gastam dinheiro que não têm, fazendo dívidas, para agradar ao filho. A criança cresce acreditando que nasceu para ser servida, e não para servir.

Pais devem criar os filhos “na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6:4). Desta maneira, filhos aprendem que seus desejos nem sempre serão satisfeitos. Aprendem a procurar os interesses dos outros antes dos seus próprios (Filipenses 2:3-4), demonstrando o amor e dando honra para os outros (Romanos 12:10). Pais ensinam seus filhos, por palavras e por seu exemplo, a ser hospitaleiros sinceramente interessados no bem dos outros (Romanos 12:13,15,16).

Adultos que não foram instruídos dessa maneira pelos pais ainda podem e devem escolher a autonegação para servir aos outros. Os textos bíblicos citados acima são apenas exemplos dos muitos trechos que falam sobre a importância do serviço na vida do cristão. Paulo disse aos seguidores de Jesus: “Sujeitem-se uns aos outros no temor de Cristo” (Efésios 5:21) e continuou com orientações sobre como a pessoa casada deve servir ao cônjuge, pais devem servir aos filhos e filhos devem servir aos pais (Efésios 5:22-6:4). Até na vida profissional, devemos servir aos outros (Efésios 6:5-9).

A mentalidade de servo é muito mais do que uma bela filosofia ou uma atitude de patriota. Os verdadeiros imitadores de Cristo se dedicam ao serviço, banindo de suas vidas as ambições egocêntricas. Que Deus nos ajude a servir aos outros como Jesus o fez.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA