Share Button
Estudos Bíblicos

A Purificação das Coisas Celestiais

O livro de Hebreus é um dos mais ricos da Bíblia para compreender a obra salvadora de Jesus Cristo. Essa epístola afirma e defende a superioridade de Jesus em seus papeis de comunicador, sacerdote, sacrifício e mediador. Quando o autor apresenta um contraste entre a purificação das coisas do Antigo Testamento e a obra de Jesus, ele diz: “Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que estão nos céus fossem purificadas com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais requerem sacrifícios superiores àqueles” (Hebreus 9:23).

Um fato evidente nesse versículo ajuda para entender o trabalho de Moisés. Ele guiou o povo na preparação do tabernáculo, o santuário móvel dos israelitas, com a ajuda das coisas mostradas para ele quando estava com Deus no monte Sinai (Hebreus 8:6).

Em termos da redenção em Cristo, porém, outro fato se torna ainda mais importante. O sacrifício de Jesus foi necessário para purificar as coisas celestiais. Pensemos nas implicações dessa afirmação.

Não há edifícios nem móveis no céu que precisavam ser purificados. O tabernáculo terrestre foi feito de coisas doadas pelos israelitas para representar a presença de Deus no meio do povo. Nesse caso, o tabernáculo e seus pertences precisavam ser purificados (Hebreus 9:18-22). Mas o conceito do santuário celestial é outro. Mesmo se conseguirmos imaginar um templo mobiliado no céu, não é possível cogitar impureza carecendo de purificação. Jesus não levou sangue para o céu para purificar algum objeto que estava na presença do Pai.

Quais foram as coisas celestiais purificadas pelo sangue de Jesus? A continuação da leitura oferece a resposta: “Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos humanas, figura do verdadeiro Santuário, porém no próprio céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus. Ele não entrou para oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote entra todos os anos no Santo dos Santos com sangue alheio. Se fosse assim, ele precisaria ter sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao chegar o fim dos tempos, ele se manifestou uma vez por todas, para aniquilar o pecado por meio do sacrifício de si mesmo. E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez por todas para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, não para tirar pecados, mas para salvar aqueles que esperam por ele” (Hebreus 9:24-28). Jesus morreu por nós! Pecadores remidos pelo sangue de Jesus são as coisas celestiais que ele purificou.

Um comentário de Paulo em outro livro esclarece: “Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. Assim, pois, se alguém se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu senhor, estando preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 2:20-21). No Antigo Testamento, Deus deu instruções específicas para seu povo sobre os despojos de guerras contra nações que não serviam ao Senhor. Na conquista de Jericó, por exemplo, ele disse que os metais seriam consagrados para o tesouro do Senhor (Josué 6:18-19). Antes disso, ele já havia orientado os israelitas sobre os processos necessários para a purificação dessas coisas. No caso de metais, era necessário purificá-los pelo fogo (Números 31:21-23).

Que ensinamento rico! Nós, depois de viver muito tempo na imundícia da rebeldia e pecado contra Deus, podemos ser purificados e nos tornar úteis na casa de Deus, no santuário celestial! As pessoas convertidas a Cristo são as coisas celestiais purificadas pelo seu sangue.

Isso não significa, porém, que devemos ter uma atitude passiva de confiar em Jesus sem nos preocupar com nossa própria santidade. Voltando para as palavras de Paulo, ele continua: “Fuja das paixões da mocidade. Siga a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor” (2 Timóteo 2:22).

Cada um deve procurar a purificação que Jesus oferece e se esforçar para viver na pureza que ele deseja. Assim, será um utensílio de honra na casa de Deus!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA