Share Button
Estudos Bíblicos

A Escolha de Companheiros

“Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal” (Provérbios 13:20).

É perfeitamente natural procurar contato com outras pessoas, com a intenção de construir relacionamentos. Deus comentou, depois de criar o primeiro homem, “Não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18). O primeiro passo em satisfazer essa carência do homem foi a criação da mulher para completá-lo, que é o assunto do contexto de Gênesis 2. A partir dessa união, a sociedade humana passou a existir, permitindo relacionamentos entre irmãos, parentes, amigos e colegas. É normal fazer e cultivar amizades.

A escolha das amizades pode ter um impacto enorme na nossa vida. Quando escolhemos andar com pessoas sábias, aprendemos com elas a imitar a sua sabedoria. Amigos que demonstram integridade e que buscam servir a Deus vão nos incentivar a fazer o mesmo. Quando erramos, esses amigos vão nos corrigir. “Quem dá ouvidos à repreensão construtiva terá a sua morada no meio dos sábios. Quem rejeita a disciplina despreza a si mesmo, mas o que aceita a repreensão adquire entendimento” (Provérbios 15:31-32). A decisão de nos associar com pessoas íntegras e sábias trará benefícios eternos.

É mais fácil, porém, nos rodear de pessoas que vão concordar conosco e nos apoiar nas coisas erradas que queremos fazer. O tolo não busca pessoas que vão questionar e desafiar seu pensamento, porque já está contente com sua ignorância e tolice. “Quem confia no seu próprio coração é tolo, mas o que anda em sabedoria será salvo” (Provérbios 28:26). “O tolo não tem prazer no entendimento, mas apenas em externar o que pensa” (Provérbios 18:2). Ninguém consegue pensar em todos os aspectos de qualquer assunto ou problema. Os sábios entendem essa limitação e procuram conselho. Entendem o valor de perspectivas diferentes e até de opiniões contrárias às suas. Os tolos, porém, não querem investir o esforço para aprender e nem admitir suas deficiências. Suas atitudes se manifestam na escolha dos amigos. A Sabedoria pergunta: “Até quando vocês, ingênuos, amarão a ingenuidade? E vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando odiarão o conhecimento?” (Provérbios 1:22).

Quando se trata de amigos, a má escolha traz consequências graves. Um amigo apoiou a maldade de Amnom, um dos filhos de Davi, e o incentivou a estuprar sua meia-irmã (2 Samuel 13:1-14). As consequências foram terríveis. Além de humilhar a moça, ele trouxe vergonha sobre a casa do pai e provocou a ira do seu irmão Absalão. Este armou uma armadilha e matou Amnom, um ato que causou uma rixa entre Absalão e seu pai que chegou a uma guerra civil em Israel. Se Amnom tivesse procurado e aceito os conselhos de pessoas sábias e tementes a Deus, como a história poderia ter sido outra!

A orientação bíblica sobre amigos é de importância especial para os jovens.

É muito fácil achar “amigos” que apoiam decisões erradas e incentivam a rebeldia contra Deus, os pais e outras autoridades. A vontade de ser independente pode levar o jovem a desprezar o conselho dos pais e de outras pessoas mais experientes e sábias, favorecendo o apoio de colegas insensatos. É uma fórmula de rebeldia e tolice, testada inúmeras vezes, que leva ao sofrimento e a destruição.

É mais difícil ouvir críticas e repreensões, mesmo de pessoas que nos amam e procuram nosso bem. Por isso, muitos jovens fogem das amizades mais saudáveis. Aqueles, porém, que demonstram o bom senso de cultivar amizades com pessoas sensatas e justas serão beneficiados durante a vida toda. Esses amigos avisam sobre perigos, corrigem os erros e apoiam as decisões boas. São amigos que oferecem ajuda para vencer desafios e tentações e andar no caminho do Senhor. A escolha de bons amigos contribui muito à salvação eterna do sábio.

Vamos andar com os sábios e evitar o caminho errado dos tolos!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA