Share Button
Estudos Bíblicos

Salmo 148: Louvem o Nome do SENHOR

Normalmente, pensamos em louvor como um ato de adoração oferecido a Deus por seres inteligentes. Há, porém, diversos textos bíblicos que tratam louvor de uma maneira mais abrangente, Deus sendo glorificado por toda a sua criação: anjos, homens, estrelas, terra, mar e animais. Salmo 148 chama o universo para louvar ao Senhor. A criação toda, das criaturas mais exaltadas no céu até a própria terra e tudo que nela está, deve glória ao seu Criador.

“Aleluia! Louvai ao SENHOR do alto dos céus, louvai-o nas alturas.  Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas legiões celestes” (versos 1 e 2). Criaturas devem adorar o Criador (Romanos 1:25; Mateus 4:10). Anjos são criaturas celestiais. São mais elevados do que os homens (Hebreus 2:6-7), mas ainda são criaturas que devem adoração a Deus. Em Apocalipse 5, Jesus recebe a adoração dos anjos e outros seres celestiais, porque ele é Deus e eles, criaturas.

A adoração celestial não se limita aos seres cientes. O hino continua: “Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus e as águas que estão acima do firmamento. Louvem o nome do SENHOR, pois mandou ele, e foram criados. E os estabeleceu para todo o sempre; fixou-lhes uma ordem que não passará” (versos 3 a 6).

Obviamente, o sentido do louvor dos corpos celestiais é diferente. Não falam palavras e não tomam decisões. Por sua existência, glorificam a Deus por demonstrar seu poder e seus atributos (Salmo 19:1-6; Romanos 1:20).

Começando nas alturas, o salmista continua seu cântico descendo para a terra: “Louvai ao SENHOR da terra, monstros marinhos e abismos todos; fogo e saraiva, neve e vapor e ventos procelosos que lhe executam a palavra; montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; feras e gados, répteis e voláteis” (versos 7 a 10).

Os elementos inanimados na terra, como os corpos celestiais, adoram a Deus por sua própria existência. Mas esse trecho inclui animais. Quando olhamos para os detalhes maravilhosos das diversas formas de vida animal que Deus criou, ficamos totalmente admirados. Animais não exercem livre arbítrio, mas agem pelos instintos que Deus lhes deu. Por sua vida e por seguir seus instintos, os animais cumprem seu propósito como criaturas de Deus. Desse fato, devemos aprender uma lição importante: nós devemos cumprir o propósito da nossa existência. A próxima parte do Salmo aborda esse fato, a lição principal para nós.

Ele continua: “reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra; rapazes e donzelas, velhos e crianças. Louvem o nome do SENHOR, porque só o seu nome é excelso; a sua majestade é acima da terra e do céu.” (versos 11 a 13).

Objetos e animais criados por Deus glorificam o nome dele, mas não por escolha própria. Os seres humanos, porém, adoram porque reconhecem a dignidade do Criador. Dos líderes mais poderosos até as pessoas mais frágeis, todos devem honrar o nome de Deus. Até o verso 13, esse Salmo é, em todos os sentidos imagináveis, universal. Engloba toda a criação dos anjos e estrelas até os répteis e árvores. No último verso, porém, o autor pensa no seu povo. Esse Deus, Criador do Universo, merecedor do louvor de todos, exaltou a nação de Israel acima de todas as outras.

"Ele exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, povo que lhe é chegado. Aleluia!” (verso 14).

Do começo ao fim, Deus é digno da adoração de todas as suas criaturas. Que Deus seja louvado.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA