Share Button
Estudos Bíblicos

Cachorros e Sacerdotes

É relativamente comum ver cachorros sendo usados para identificar coisas proibidas ou perigosas. Especialmente em aeroportos internacionais, os cães servem para identificar drogas, armas, frutas, dinheiro falso e até eletrônicos usados para portar pornografia. O processo de adestramento desses animais é fascinante. Por meio de uma série de exercícios repetidos, os cães aprendem a fazer distinções importantes entre cheiros e comunicar as descobertas aos policiais que os utilizam. Embora os cachorros, em geral, tenham um senso de olfato bem agudo, ainda precisam de treinamento para fazer as distinções necessárias. O treinamento envolve coisas do seu dia a dia, especificamente brinquedos e alimentos.

O Antigo Testamento, contendo as listas de regras que os sacerdotes aprendiam e ensinavam ao povo, servia uma função parecida com o adestramento desses cães especiais. Deus usou coisas do dia a dia, especialmente alimentos, para ensinar os israelitas como fazer distinções. Trechos dos livros de Levítico e Deuteronômio são dedicados às regras sobre animais “limpos” e “imundos”. Era permitido, por exemplo, comer carne de boi e gafanhotos, mas proibido comer camundongos ou lagosta. Quando chegamos ao Novo Testamento, essas regras foram excluídas das instruções dadas aos cristãos. Jesus encerrou o período de treinamento quando deu o Novo Testamento, que entrou em vigor depois da sua morte (Hebreus 9:15-17). O Antigo Testamento, com suas regras sobre carnes imundas e limpas, serviu um papel importante de guiar pessoas até Cristo (Gálatas 3:17-27).

Como é que regras separando porcos e bois ajudariam alguém a chegar a Cristo?

Foi o próprio Jesus que nos deu a chave para entender o valor dessas distinções. Ele respondeu a uma pergunta dos seus discípulos e mostrou o significado daquelas distinções:

Jesus lhes disse: — Então vocês também não entendem? Não compreendem que tudo o que está fora da pessoa, entrando nela, não a pode contaminar, porque não entra no coração dela, mas no estômago, e depois é eliminado? E, assim, Jesus considerou puros todos os alimentos. E dizia: — O que sai da pessoa, isso é o que a contamina. Porque de dentro, do coração das pessoas, é que procedem os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as maldades, o engano, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, o orgulho, a falta de juízo. Todos estes males vêm de dentro e contaminam a pessoa” (Marcos 7:18-23). As regras sobre carne serviam para ensinar a fazer distinções com uma finalidade espiritual na Aliança de Jesus.

A questão não foi sobre a carne em si, pois Deus havia dado todos os tipos de carne aos seres humanos como alimentos (Gênesis 9:2-3). As distinções entre carnes foi uma maneira de ensinar o povo a fazer separações, com o foco principal em respeitar a santidade do próprio Senhor. Quando ele revelou aos hebreus as regras sobre alimentos, Deus disse: “Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês; portanto, consagrem-se e sejam santos, porque eu sou santo; e não se contaminem por nenhuma dessas criaturas que rastejam sobre o chão, entre todas as criaturas que se movem sobre a terra. Eu sou o SENHOR, que os tirei da terra do Egito, para que eu seja o Deus de vocês; portanto, sejam santos, porque eu sou santo” (Levítico 11:44-45). Foi precisamente esse trecho que Pedro citou, não para ensinar regras sobre alimentos, e sim para ensinar a necessidade do santo procedimento dos cristãos (1 Pedro 1:13-21).

Ensinar a obrigação de se abster de certas carnes, nos dias de hoje, seria abandonar Cristo (1 Timóteo 4:1-5). Mas não podemos ignorar a lição ensinada por meio dessas regras do Antigo Testamento. Deus não está preocupado com a carne que você come, e sim com o que procede do seu coração. Ele deseja pessoas santas para andar em comunhão com ele.

Hoje, os cristãos são os sacerdotes que precisam fazer diferença entre certo e errado (1 Pedro 2:5). Sejamos santos, porque ele é santo!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA