Share Button
Estudos Bíblicos

Uma História Chocante: Deus Mostra sua Santidade

É comum observar tentativas de reescrever a História para defender ideologias que estão na moda. Pessoas que buscam honrar o Senhor precisam ter muito cuidado para não omitir ou tentar reescrever partes chocantes das Escrituras.

Um exemplo se encontra em Levítico 10:1-2: “Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, puseram fogo dentro deles, e sobre o fogo colocaram incenso; e trouxeram fogo estranho diante da face do SENHOR, algo que ele não lhes havia ordenado. Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram diante do SENHOR” (Levítico 10:1-2).

Conforme a sequência do relato do capítulo anterior, parece que esse erro fatal foi cometido no primeiro dia de serviço desses sacerdotes. Muitos de nós teríamos a tendência de passar a mão na cabeça de quem cometesse um erro desses. A falta de experiência seria motivo suficiente para desculpar os sacerdotes. No final das contas, todo mundo erra porque ninguém é perfeito. Poderíamos encorajar os irmãos Nadabe e Abiú a fazerem melhor na próxima vez.

Mas Deus matou os dois na hora!

Ele explicou ao pai de Nadabe e Abiú: “Mostrarei a minha santidade naqueles que se aproximam de mim e serei glorificado diante de todo o povo” (Levítico 10:3). Deus fez um exemplo de Nadabe e Abiú para ensinar lições importantes aos outros sacerdotes. Respeito para com Deus exige a obediência cuidadosa da sua palavra, até nos pormenores. Obviamente, Deus havia falado sobre o lugar correto para buscar o fogo. Quando seguimos a palavra de Deus, até nos mínimos detalhes, demonstramos reverência. Por outro lado, quando tomamos liberdades para agir sem autorização divina, mostramos falta de respeito.

Vivemos hoje sujeitos à Nova Aliança de Cristo, mas as orientações dadas aos sacerdotes no livro de Levítico ainda nos ajudam. Servem para reforçar a importância do respeito pela santidade de Deus. Duas lições merecem destaque:

(1) Serviço a Deus exige preparação. Os primeiros capítulos de Levítico trazem instruções detalhadas sobre os rituais realizados pela família de Arão, os sacerdotes que serviram no santuário do Senhor. Houve vários tipos de sacrifícios, e Deus falou sobre o que deveria incluir e evitar em cada um. Ele falou dos pormenores de diversas ofertas, e ordenou que os sacerdotes usassem vestimentas especiais feitas conforme instruções dadas a Moisés. Para servir no tabernáculo, seria necessário aprender tudo que Deus disse sobre esses rituais, até os mínimos detalhes.

Hoje, todos os cristãos são sacerdotes e devem tratar com seriedade sua responsabilidade: “também vocês, como pedras que vivem, são edificados casa espiritual para serem sacerdócio santo, a fim de oferecerem sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por meio de Jesus Cristo” (1 Pedro 2:5). O serviço oferecido a Deus é para agradar a ele, não a nós! Devemos estudar as Escrituras para aprender como adorar a Deus e como viver de modo agradável a ele.

(2) Distinções importantes requerem sobriedade. Depois do pecado fatal de Nadabe e Abiú, Deus deu uma outra instrução a Arão: “Você e seus filhos não devem beber vinho ou bebida forte, quando entrarem na tenda do encontro, para que não morram. Isso será estatuto perpétuo entre as suas gerações, para que vocês façam diferença entre o santo e o profano e entre o impuro e o puro e para ensinarem aos filhos de Israel todos os estatutos que o SENHOR lhes tem falado por meio de Moisés” (Levítico 10:9-11). Bebidas alcoólicas impedem o raciocínio, e assim dificultariam o trabalho dos sacerdotes. Eles precisavam manter a cabeça clara para poderem distinguir entre as coisas limpas e as imundas, e para poder ensinar a palavra de Deus aos israelitas.

Todos que querem agradar a Deus precisam se preparar e manter clareza nos pensamentos para aplicar e ensinar corretamente a palavra do Senhor. O mau exemplo de Nadabe e Abiú nos ajuda!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA