Share Button
Estudos Bíblicos

Salmo 111: O Seu Louvor Permanece para Sempre

Salmo 111, além da sua mensagem de adoração para Deus, se destaca por dois motivos estilísticos. Primeiro, é um de oito poemas acrósticos no livro de Salmos, e segundo, é um dos dez Salmos que iniciam com a palavra aleluia.

Há vários poemas acrósticos no Antigo Testamento. Além dos Salmos que seguem esse estilo, alguns textos nos livros de Provérbios, Lamentações e Naum são acrósticos, onde os versos ou estrofes dos poemas iniciam com as letras do alfabeto hebraico na sua sequência natural. No caso do Salmo 111, os 10 versos são divididos conforme as 22 letras do alfabeto.

Obviamente, a característica dos acrósticos se limita ao idioma da composição original, sendo impossível preservar o arranjo na tradução para outras línguas. Quando procuramos entender motivos para empregar esse estilo, as sugestões mais prováveis são duas: (1) a facilidade na memorização dos hinos; (2) a implícita mensagem de um tratamento completo do tema (de A a Z).

Aleluia! Com esta palavra, que significa “louvado seja Deus”, o compositor chama os adoradores a honrarem o nome de Deus. A maioria dos hinos nesse livro contém temas de louvor, mas alguns destacam de forma especial a adoração dirigida a Deus com essa palavra no início ou fim do hino.

Quando entendemos que o nome de Deus está embutido na palavra, vamos usá-la com reverência e respeito, não como uma mera interjeição.

Quando consideramos a mensagem desse cântico, percebemos que o salmista intercala três temas em seus versos:

(1) Convites para adorar ao Senhor.

O hino abre e encerra com chamadas aos fiéis para oferecer a devida adoração a Deus: “Aleluia! De todo o coração renderei graças ao SENHOR, na companhia dos justos e na assembleia” (verso 1); “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre” (verso 10).

(2) Louvor pelas grandes obras e atributos de Deus.

Deus merece adoração por seu caráter e seus grandes feitos. A majestade, justiça, verdade e fidelidade são alguns dos atributos divinos destacados pelo Salmista: “Grandes são as obras do SENHOR, consideradas por todos os que nelas se comprazem. Em suas obras há glória e majestade, e a sua justiça permanece para sempre” (versos 2 e 3). “As obras de suas mãos são verdade e justiça; fiéis, todos os seus preceitos. Estáveis são eles para todo o sempre, instituídos em fidelidade e retidão” (versos 7 e 8).

(3) Referências às maravilhas que Deus tem realizado.

O terceiro tema, muito semelhante ao segundo, utiliza verbos (fez, dá, manifesta, lembrar-se-á, enviou etc.) que mostram exemplos da atividade de Deus em demonstrar os atributos do seu caráter: “Ele fez memoráveis as suas maravilhas; benigno e misericordioso é o SENHOR. Dá sustento aos que o temem; lembrar-se-á sempre da sua aliança. Manifesta ao seu povo o poder das suas obras, dando-lhe a herança das nações... Enviou ao seu povo a redenção; estabeleceu para sempre a sua aliança; santo e tremendo é o seu nome” (versos 4,5,6 e 9). Preste atenção no tempo desses verbos: passado, presente e futuro.

Juntando esses temas, observamos o argumento completo do compositor. Devemos adorar a Deus, reconhecendo quem ele é, o que ele já fez, o que ele continua fazendo e o que ele fará. As palavras desse Salmo nos chamam a adorar o Criador, lembrando das palavras de louvor que Moisés dirigiu a Deus: “de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Salmo 90:2).

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA