Share Button
Estudos Bíblicos

Salmo 125: Firme para Sempre

Como observamos no estudo de vários Salmos, não temos informações suficientes para identificar autores nem datas de muitos. Alguns comentaristas atribuem todos os Salmos de romagem (Salmos 120 a 134) a Davi ou contemporâneos dele. Pelas informações dos cabeçalhos, podemos identificar Davi como autor de quatro desses Salmos (122, 124, 131 e 133), e Salomão, o filho dele, como compositor de mais um (127). Não sabemos quem escreveu os outros

Rejeitando a ideia que todos esses Salmos pertencem ao período do primeiro templo, muitos outros estudiosos acreditam que alguns, inclusive o Salmo 125, se ajustam ao período pós exílico, tratando dos desafios que os judeus encararam quando voltaram para reconstruir o templo.

A divergência sobre essa questão serve para enfatizar o valor desse hino para todos os tempos, pois ensina princípios eternos sobre a comunhão dos fiéis com o Senhor.

“Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre. Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o SENHOR, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre” (versos 1 e 2).

Já ouviu alguém descrever uma pessoa vacilante como “firme igual a prego na areia”? Essa imagem de Deus é exatamente oposta à fraqueza e incerteza características de homens. É difícil imaginar algo mais firme do que uma montanha, uma figura que representa autoridade e poder nas Escrituras. O templo em Jerusalém foi construído sobre um monte, e o poder protetor de Deus é descrito aqui como montes cercando a cidade.

“O cetro dos ímpios não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda a mão à iniquidade” (verso 3).

Montanhas permanecem, mas o poder dos injustos é passageiro. Podem dominar sobre pessoas boas por um tempo, mas não prevalecerão. Se não tivéssemos essa confiança da vitória do bem sobre o mal, a tentação de adotar as táticas dos ímpios seria muito forte. Quando acreditamos, porém, na justiça divina, temos um forte motivo para fazer o que é certo em todos os momentos. Se esse Salmo for do tempo de Davi, uma referência imediata seria o livramento que Deus deu para esse servo diante das ameaças do rei Saul, quando Davi era jovem, e do próprio filho Absalão, quando já era mais velho. Se for do tempo da volta do cativeiro, os ímpios que não conseguiram dominar os fiéis incluiriam os adversários que tentaram impedir as obras em Jerusalém (Esdras 4 e 5; Neemias 6 etc.). Sem saber o contexto histórico específico, ainda entendemos a importância de confiar em Deus para nos livrar da mão de homens maus.

“Faze o bem, SENHOR, aos bons e aos retos de coração” (verso 4).

A confiança dos justos é depositada em Deus, o único que sempre demonstra a justiça em tudo que se faz. Lembrando que esse Salmo era um hino de romagem ou subida, imaginamos os judeus fiéis chegando à casa do Senhor com esse desejo de serem abençoados por Deus.

“Quanto aos que se desviam para sendas tortuosas, levá-los-á o SENHOR juntamente com os malfeitores” (verso 5).

Tanto no tempo de Davi quanto no período depois do cativeiro na Babilônia, traidores ameaçaram o bem de Israel. Alguns servos de Davi viraram contra seu rei, e vários líderes, depois do cativeiro, tomaram passos que ameaçaram levar a nação de volta para a idolatria. A sobrevivência do reino de Davi e o sucesso da reconstrução do templo, 500 anos depois, dependeram da proteção e justiça do Senhor, que livrou os fiéis dessas ameaças.

“Paz sobre Israel!” (verso 5).

Davi, Zorobabel, Esdras, Neemias e outros grandes líderes em Jerusalém, governando em séculos diferentes, procuraram a segurança e paz para o povo de Israel. Os servos do Senhor hoje, aqueles que chegam a Jerusalém celestial (Hebreus 12:22-24), buscam em Jesus Cristo a mesma paz na sua expectativa da vida eterna com Deus!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA