Share Button
Estudos Bíblicos

A Cozinha Bem Equipada

Um casal construiu uma casa e investiu, especialmente, na cozinha. Gastaram bastante em gabinetes projetados especificamente para o espaço na sua casa. Escolheram os melhores eletrodomésticos e eletro-portáteis, alegrando os vendedores que ganharam boas comissões ao atendê-los. Encheram cada gaveta com talheres e utensílios de primeira qualidade. Os armários foram ocupados por panelas lindas e louças de todo tipo. Estocaram a despensa com os melhores ingredientes para preparar comidas deliciosas.

Mas a mulher não cozinhava, e o marido nem pensava em tentar preparar comida. Todos os dias, saíam para comer fora, ou em restaurantes ou nas casas dos outros.

Absurdo? Eu concordo! Que sentido há em investir em ferramentas que nunca serão usadas?

Em artigos recentes, tenho falado sobre alguns recursos úteis no estudo das Escrituras. Antes de passar para outros temas em artigos futuros, quero encerrar essa série com algumas observações práticas sobre o uso dessas ferramentas.

(1) Não gaste dinheiro à toa. Não adianta investir pesado em livros que não serão usados. Algumas pessoas sentem prazer em poder mostrar sua biblioteca particular, mas não adianta acumular livros só para ocupar espaço em uma estante. Pesquise antes de comprar e aprenda usar os recursos que adquire. Se não entende nada de grego ou hebraico, não faz sentido comprar livros caros que exigem conhecimento desses idiomas antigos.

(2) Estude a Bíblia, e não somente sobre a Bíblia. É um erro comum se achar informado por conhecer fatos históricos e saber sobre debates teológicos sem conhecer o conteúdo da Bíblia! Pode ser interessante saber alguma coisa sobre grandes teólogos, filósofos e líderes de movimentos religiosos, mas é fundamental conhecer as Escrituras! Quando seus adversários tentaram envolver Jesus em acirradas discussões de pontos polêmicos, ele não recorreu aos argumentos dos rabinos, e sim às Escrituras. Até criticou esses adversários por não conhecerem a Bíblia (Mateus 22:29). Não devemos viver dependendo da palavra de pastores, padres ou teólogos. Devemos estudar para conhecer a verdade!

(3) Construa sua biblioteca aos poucos. Se você consegue ler 20 livros por ano, não faz sentido comprar 80! Conforme você lê os primeiros, vai aumentar seu entendimento e identificar melhor quais outros fariam uma diferença no seu estudo. Se comprar vários livros antes de estudar, correrá o risco de encher sua estante com livros inúteis.

(4) Acrescente livros que realmente acrescentam! Os mais caros nem sempre são os melhores ou mais importantes. Conforme as explicações dos artigos anteriores, a maioria das pessoas fará bem investindo primeiro em três ou quatro traduções diferentes da Bíblia para facilitar a comparação no seu estudo. Outros livros úteis no início do estudo são dicionários, atlas e concordâncias. Depois de aprender como fazer bom uso desses recursos, será mais fácil priorizar outras compras. Alguns leitores optarão por comentários, e devem prosseguir com a devida cautela para não serem conduzidos para longe do Senhor por falsos mestres que defendem doutrinas erradas. Outros darão prioridade à aquisição de recursos para o estudo de grego e/ou hebraico, e precisam lembrar que esse aspecto do estudo bíblico exige bastante tempo e dedicação.

(5) Considere opções digitais. Praticamente todas as ferramentas citadas acima podem ser encontradas em versões digitais. Além da facilidade de uso, os aplicativos e livros digitais podem ser mais acessíveis. O dinheiro investido pode servir para comprar mais se encontrar o que precisa em programas que rodam no computador ou celular.

Não esqueça de cozinhar! Não adianta ter uma cozinha bem equipada se não vai preparar refeições. E não adianta investir em livros se não vai se dedicar ao estudo das Escrituras. Utilize bem as suas ferramentas.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA