Share Button
Estudos Bíblicos

Bíblias com Recursos para Ajudar o Leitor

Em outros artigos recentes, temos considerado várias questões práticas sobre o estudo das Escrituras. Uma vez que entendemos que Deus deu aos seres humanos a capacidade de comunicar com palavras, conseguimos nos orientar em diversos aspectos da interpretação dos textos sagrados. Observamos, também, o valor de alguns recursos comuns: dicionários, concordâncias, atlas etc. Agora, voltemos às nossas próprias Bíblias para destacar alguns recursos comuns nelas.

Qualquer Bíblia que você encontra em livrarias já vem com alguns recursos acrescentados pela editora com intuito de ajudar o leitor. Sugiro que tenha uma Bíblia em mãos para acompanhar as descrições abaixo de alguns desses recursos.

Índice de Livros. Logo no início da Bíblia encontrará um índice dos livros, normalmente dividido em duas partes: O Antigo Testamento (os livros escritos antes do nascimento de Jesus) e O Novo Testamento (os livros escritos depois da morte de Jesus).

Capítulos e Versículos. Virando a página (ou algumas páginas se tiver outros acréscimos e explicações), chegará ao primeiro livro da Bíblia, Gênesis, e encontrará um outro auxílio ao leitor: números que identificam capítulos e versículos. Essas divisões foram acrescentadas centenas de anos depois da Bíblia ser completa, como maneira de facilitar o uso dos textos. As divisões de capítulos foram feitas aproximadamente 700 anos atrás, e os versículos foram separados uns 500 anos atrás. Enquanto essas divisões facilitam o uso da Bíblia, criando um sistema uniforme de referências, não fazem parte do texto original. Em alguns casos, as divisões podem até confundir a leitura, quebrando parágrafos ou até frases no meio e interrompendo a leitura. Mas, na hora de procurar um texto, essas ferramentas podem ser úteis.

Títulos em Negrito. A maioria das Bíblias inclui títulos dividindo o texto, às vezes entre capítulos ou entre parágrafos. Por exemplo, olhando para o início do livro de Mateus, na Bíblia que estou usando neste momento, encontro os seguintes títulos: “A genealogia de Jesus Cristo” (antes do capítulo 1), “O nascimento de Jesus Cristo” (antes do versículo 18 do mesmo capítulo) e “A visita dos magos” (antes do capítulo 2). Esses títulos foram acrescentados pela editora, e não fazem parte do texto original. Geralmente ajudam, mas podem atrapalhar quando refletem uma interpretação equivocada do texto. Consideremos dois exemplos da mesma Bíblia: (1) Antes do texto de 1 Timóteo 2:8-15, aparece o título “Proceder conveniente no culto público”, porém o texto não diz que se limita ao culto da igreja. O título revela uma interpretação duvidosa. (2) Antes de 1 Timóteo 5, o título diz: “Os deveres dos pastores para com várias classes de pessoas”. Mas o texto fala sobre o trabalho do próprio Timóteo, que não era pastor! Percebemos que os títulos podem ajudar, mas também podem confundir o leitor.

Referências Cruzadas. Algumas Bíblias incluem referências de outras passagens que, na opinião do redator, têm algum vínculo com o texto naquela página. Geralmente aparece uma letrinha em sobrescrito para direcionar o leitor à referência (que pode aparecer em uma coluna na margem ou ao rodapé). Essas referências têm o intuito de ajudar encontrar textos que tratam do mesmo assunto ou fontes de citações de outros livros bíblicos.

Notas de Rodapé. Além das referências cruzadas, Bíblias de estudo incluem notas de rodapé para explicar expressões difíceis ou fornecer informações complementares. Essas notas podem ser úteis, mas muitas Bíblias de estudo mostram fortes tendências de defender doutrinas de homens. É preciso ter muito cuidado!

Mapas, Dicionários, Concordâncias, Ilustrações, Tabelas etc. Sua Bíblia pode incluir diversos outros recursos, inclusive alguns que já consideramos em outros artigos. O propósito desses auxílios ao leitor é ajudar na compreensão das Escrituras, mas sempre devemos ter cuidado e verificar qualquer informação duvidosa. As palavras da Bíblia foram inspiradas por Deus (2 Timóteo 3:16-17), mas os auxílios que vêm juntos foram acrescentados por homens!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA