Share Button
Estudos Bíblicos

Salmo 87: O SENHOR Ama as Portas de Sião

Salmo 87 é um dos onze hinos nesse livro atribuídos aos descendentes de Corá, uma família que cumpria um papel importante no louvor no templo em Jerusalém. A linguagem desse cântico sugere uma data próxima à volta dos judeus do exílio na Babilônia, onde o povo sofreu por setenta anos como castigo por seu desrespeito para com Deus. O templo havia sido destruído em 586 a.C., e um dos propósitos da volta dos judeus foi a reconstrução daquele santuário especial.

Apesar das experiências amargas das décadas antes da volta do cativeiro, o tom desse Salmo é positivo e esperançoso. Como poderíamos esperar de uma família de levitas cuja vida, durante séculos, foi dedicada ao louvor no templo, o hino fala da posição exaltada de Deus em relação ao seu santo lugar, Sião. Sabendo que o monte do templo em Jerusalém representava a presença do Senhor no seu trono, frisaram sua glória e soberania, não somente para com Israel, mas também no seu domínio sobre as outras nações.

Depois de considerar o conteúdo do Salmo, vamos observar sua semelhança a profecias messiânicas em outros textos do Antigo Testamento.

“Fundada por ele sobre os montes santos, o SENHOR ama as portas de Sião mais do que as habitações todas de Jacó. Gloriosas coisas se têm dito de ti, ó cidade de Deus!” (versos 1 a 3). A terra de Canaã foi prometida e dada aos israelitas, um povo que Deus separou para ser sua nação santa. Jerusalém, porém, foi exaltada acima das outras cidades da terra. Antes de o povo chegar à terra prometida, Moisés havia falado do lugar que Deus escolheria “para fazer habitar o seu nome” (Deuteronômio 16:6). Deus ainda esperou alguns séculos, mas usou Davi para preparar o lugar e Salomão para construir seu santuário. Quando esse templo foi dedicado, o Senhor disse: “Mas escolhi Jerusalém para que ali seja estabelecido o meu nome e escolhi a Davi para chefe do meu povo de Israel” (2 Crônicas 6:6).

A permanência de Deus nessa residência dependia da fidelidade do povo, fato que nos leva à história triste do período dos reis de Judá e Israel. Mas, neste salmo, o autor não dá atenção às falhas graves que levaram à destruição do templo e ao exílio do povo. Ele mantém seu foco na cidade exaltada e no domínio do Rei divino sobre todas as nações.

“Dentre os que me conhecem, farei menção de Raabe e da Babilônia; eis aí Filístia e Tiro com Etiópia; lá, nasceram. E com respeito a Sião se dirá: Este e aquele nasceram nela; e o próprio Altíssimo a estabelecerá. O SENHOR, ao registrar os povos, dirá: Este nasceu lá” (versos 4 a 6). Nessa lista de nações figuram alguns dos piores inimigos dos israelitas. Raabe não se refere à mulher em Jericó que ajudou os espiões (Josué 2). É uma palavra hebraica que se refere aos inimigos de Deus, e às vezes especificamente ao Egito, como um monstro (Jó 9:13; 26:12; Isaías 51:9; Salmo 74:13; 89:10). As outras nações citadas, também, tinham uma longa história de inimizade com Israel. A linguagem desse Salmo, porém, não é de inimizade e condenação, pois esses povos conhecem o Senhor e nasceram na sua cidade santa! Deus estabelece esses povos e conta cada um como parte do seu povo, registrando, como se fosse em um censo, aqueles que lhe pertencem.

A figura do nascimento dessas nações em Jerusalém não é da origem delas, e sim da salvação dos diversos povos. Não somente os judeus, mas povos de todas as nações receberiam vida da mesma fonte. Teriam motivo de cantar louvores e de identificar Jerusalém, e o único verdadeiro Deus que reina no seu santuário, como a fonte da verdade e da vida: “Todos os cantores, saltando de júbilo, entoarão: Todas as minhas fontes são em ti” (verso 7).

A mensagem desse Salmo, como de vários outros, olha para depois do cativeiro e além do templo material em Jerusalém para ver a exaltação do Messias e a salvação, por meio dele, de pessoas de todas as nações. Em poucas linhas, os filhos de Corá juntaram as promessas que Deus fez ao pai do povo escolhido (Gênesis 12:3) e as profecias feitas por meio de homens como Daniel (2:44; 7:27), Isaías (2:1-5), Miqueias (4:1-3). Olharam para o tempo da salvação oferecida por Jesus e pregada desde a época dos apóstolos a todas as nações (Mateus 28:18-20; Atos 10:34-35).

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA