Share Button
Estudos Bíblicos

Entendendo a Bíblia: Concordâncias e Ferramentas de Pesquisa

Quando ouvimos a palavra “concordância”, pode ser que o primeiro pensamento nos leve ao tempo das aulas de gramática na escola e a preocupação com a concordância verbal e nominal. Enquanto o entendimento da gramática ajuda no estudo da Bíblia, a palavra concordância traz outro sentido no nosso contexto de auxílios para o estudo das Escrituras.

A procura de livros conhecidos como concordâncias bíblicas levará o leitor a um tipo especial de índice das palavras encontradas nas Escrituras. Existem vários tipos de concordâncias, que servem para níveis diferenciados de pesquisas.

Concordâncias pequenas. Pode ser que a sua Bíblia já veio com uma concordância nos auxílios no final, ou você pode ter um livro separado, uma pequena concordância, talvez chamada de Chave Bíblica. É um recurso comum e muito útil. Vamos imaginar que você está lendo Efésios 2:8-9 sobre a salvação pela graça e vem em mente um outro trecho que fala que a salvação é o dom gratuito de Deus. Mas, dá branco e você não consegue lembrar onde encontrar esse texto. Usando uma concordância simples, você procura a palavra “gratuito” ou a palavra “dom”, e encontra uma lista de versículos que inclui Romanos 6:23.

Concordâncias completas. Se sua Bíblia tivesse uma concordância completa, anotando todas as palavras e todas as vezes que aparecem, seria tão grande que você precisaria de uma mochila para carregar o livro nas costas. E a mochila seria muito mais barata do que uma Bíblia desse tamanho! Concordâncias completas ou exaustivas são livros grandes que procuram listar todas as vezes que cada palavra aparece na Bíblia toda!

Entre as pequenas e as exaustivas, há concordâncias que procuram anotar a maioria das ocorrências das palavras mais importantes na Bíblia, mas que omitem muitas por questões de economia e praticidade no uso.

Para leitores que costumam usar computadores ou smartphones, há programas, aplicativos e sites na internet que servem como concordâncias eletrônicas, permitindo pesquisas rápidas de palavras ou frases. Essas ferramentas digitais, na maioria dos casos, já tomam o lugar dos livros mais tradicionais.

Enquanto uma pequena concordância nos auxílios da própria Bíblia pode servir as necessidades da maioria dos leitores, o aluno dedicado precisa observar alguns fatos sobre as opções disponíveis, seja em concordâncias impressas ou ferramentas de pesquisa digitais. Concordâncias são vinculadas a determinados textos. Se você lembra de uma passagem que sempre encontra na Tradução Brasileira (TB) e a procura usando uma concordância feita para a Nova Versão Internacional (NVI), pode não encontrar o versículo desejado! Um exemplo simples vem de 1 Coríntios 13:4, a TB diz: “A caridade é longânima, é benigna; a caridade não é invejosa, não se jacta, não se ensoberbece”. Se pesquisar na NVI, não achará um versículo sequer que inclui a palavra caridade! A NVI, como muitas outras versões, traz a palavra “amor” onde a TB traz “caridade”.

Para alunos ainda mais avançados que têm estudado os idiomas originais das Escrituras, há concordâncias baseadas no grego (para o Novo Testamento) e hebraico (para o Antigo Testamento). E para ajudar leitores que querem saber alguma coisa dos idiomas originais, mas que não têm domínio deles, algumas concordâncias e ferramentas digitais incluem referências às palavras originais. Talvez o sistema mais comum seja a referência ao “número Strong”, que serve como maneira relativamente fácil de identificar a palavra original conforme o respeitado léxico de James Strong. É importante lembrar, porém, que o entendimento de outro idioma requer conhecimento que vem de muito tempo de estudo dedicado. Tenhamos cuidado no uso desses recursos para não chegarmos a conclusões erradas por causa da nossa falta de entendimento do grego ou hebraico.

Quer encontrar uma palavra ou frase específica na Bíblia? Há recursos bons e baratos que ajudam.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA