Share Button
Estudos Bíblicos

Entendendo a Bíblia: Dicionários Ajudam

Nasci em outro país e escolhi, como adulto, morar no Brasil. Estudei o português antes de imigrar e continuei aprendendo todos os dias aqui. Depois de alguns meses, eu conseguia me virar em conversas do dia a dia e, ainda com bastante dificuldade, dava aulas bíblicas, em português, todos os dias. O meu vocabulário aumentava diariamente, especialmente em termos encontrados na Bíblia e nas palavras necessárias para comprar alimentos para a minha família.

Depois de alguns meses, foi necessário levar meu carro velho à oficina para trocar algumas peças da suspensão. Comecei a explicar o problema dos barulhos estranhos que eu ouvia, mas sem saber os nomes das peças em português. A mulher que me atendeu perguntou: “Há quanto tempo que você está no Brasil?” Quando eu respondi, ela disse: “Seu português é péssimo!” Nas áreas do meu conhecimento, onde eu usava palavras todos os dias, outras pessoas até elogiavam o meu português. Mas quando se tratava do vocabulário específico na oficina, fiquei perdido. Foi necessário recorrer ao dicionário para aprender os sentidos de palavras desconhecidas.

Precisar de um dicionário não indica falta de inteligência. Pelo contrário, usar um dicionário reflete o bom senso de alguém que reconhece suas limitações e procura entender o que outros dizem.

Muitas das dificuldades em entender a Bíblia podem ser resolvidas facilmente com o bom uso desses recursos comuns. Há vários tipos de dicionários que podem ajudar:

Dicionários Comuns. Na maioria dos casos, um dicionário comum de português será suficiente para esclarecer o significado de palavras desconhecidas. Como lemos a Bíblia em português, usando traduções relativamente recentes, as palavras normalmente são escolhidas pelos tradutores de acordo com seu uso atual. Por isso, uma consulta usando um dicionário como o Aurélio, Houaiss ou Michaelis será suficiente para sanar as dúvidas mais frequentes. Considere um exemplo simples. Um leitor tropeça na palavra “galardoador” usada em várias versões em Hebreus 11:6. Consultando um dicionário comum, até online, ele descobre que um galardoador dá um galardão, que significa recompensa ou prêmio. A dúvida sanada, ele continua a leitura sem dificuldade.

Dicionários Bíblicos em Português. A minha dificuldade na oficina mecânica foi por causa de um vocabulário específico da área. Assim, existem dicionários de termos técnicos para medicina, engenharia, direito etc. Da mesma maneira, há dicionários que tratam especificamente dos termos encontrados na Bíblia. Alguns deles são simples, e até aparecem com auxílios ao leitor no final de algumas bíblias ou em livros pequenos. Outros são mais completos de detalhados, até identificando as palavras hebraicas e gregas de origem para esclarecer melhor o sentido. Um dos mais conhecidos desses é o Dicionário Vine, disponível em livrarias religiosas. Vine define “galardoador”, citando a palavra grega (misthapodotes) e explicando seu significado: “aquele que paga salário”. Depois, ele fala das origens da palavra e comenta sobre o uso dela em Hebreus 11:6 (Dicionário Vine, página 671).

Léxicos. Dicionários de línguas antigas são chamados de léxicos. Seu uso exige mais conhecimento e recursos do que os outros já citados. Antes de poder usar um léxico, é necessário identificar a palavra no original, que exige recursos do texto grego (Novo Testamento) ou hebraico (Antigo Testamento) e conhecimento suficiente do idioma antigo para fazer uso correto desses recursos. Alunos esforçados podem aprender pesquisar nos idiomas originais, mas vale a pena frisar dois fatos: (1) É muito fácil se confundir e chegar a uma conclusão errada por falta de domínio do idioma estudado e (2) Essas pesquisas nos textos originais raramente acrescentam informações que não são acessíveis já para quem estuda bem sua Bíblia em português.

Com a leitura cuidadosa de uma ou mais versões portuguesas da Bíblia e consultas eventuais em um ou dois dicionários bons, você pode compreender praticamente tudo que Deus revelou para nós. Antes de gastar muito dinheiro em outros livros, invista tempo no estudo dedicado usando a Bíblia que já tem em mãos!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA