Share Button
Estudos Bíblicos

Ruídos que Atrapalham a Comunicação

Deus sabe falar. Ele deu para os seres humanos que ele criou a capacidade de compreender o que ele diz. Em vários artigos anteriores, temos considerado aspectos práticos da comunicação verbal que servem para entender as Escrituras. Não precisamos de cursos complicados de teologia para entender a Bíblia. Precisamos usar os mesmos recursos que utilizamos para entender o que as pessoas ao nosso redor dizem no dia a dia.

Qualquer estudo dos processos da comunicação trata da realidade de ruídos que atrapalham a transmissão das mensagens. Enquanto há várias maneiras de classificar os ruídos, um dos modelos mais comuns em textos sobre a comunicação verbal identifica quatro tipos: Físico (barulhos no ambiente), Fisiológico (dificuldade em falar por parte de quem comunica, ou dores ou outras condições do ouvinte que atrapalham a audição e compreensão), Psicológico (falta de atenção, distração mental do ouvinte), Semântico (uso de termos desconhecidos ou mal-entendidos). Algumas dessas barreiras vêm de fatores externos, e outras são problemas internos.

Em termos práticos, é difícil conversar com alguém perto de uma máquina barulhenta, como também pode ser impossível concentrar na mensagem comunicada quando sofremos com uma forte dor de cabeça. E quando não temos interesse no assunto, qualquer distração pode tirar a nossa atenção, pois nos desligamos da conversa.

Encontramos, na Bíblia, ilustrações dos mesmos tipos de barreiras, ruídos que vêm de fora, e outros que vêm do próprio ouvinte.

Às vezes, o impedimento vem da interferência proposital de pessoas que não buscam a verdade. Quando a multidão agarrou Paulo em Jerusalém e levantou falsas acusações contra este apóstolo, o barulho do tumulto impediu a comunicação com o comandante da cidade: “Na multidão, uns gritavam de um modo; outros, de outro; não podendo ele, porém, saber a verdade por causa do tumulto, ordenou que Paulo fosse recolhido à fortaleza” (Atos 21:34).

Pessoas que distorcem a mensagem enquanto supostamente falam por Deus dificultam o entendimento dos ouvintes. Jesus identificou o perigo de pessoas que se apresentam como autoridades sobre a palavra de Deus, mas não vivem conforme essa mensagem (Mateus 23:1-4). Seu serviço se torna vão quando ensinam doutrinas dos homens (Mateus 15:9). Lamentavelmente, esses líderes perigosos conduzem seguidores à perdição: “Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco” (Mateus 15:13-14). Paulo combateu pessoas que perturbavam os cristãos na igreja primitiva, poluindo a mensagem do evangelho com o acréscimo de exigências do Antigo Testamento (Gálatas 1:6-7). Ele avisou sobre o perigo de impostores (2 Timóteo 3:13) e de líderes religiosos que agem como lobos e destroem o rebanho (Atos 20:29-30).

Esses ruídos vêm de fora, e ameaçam os servos do Senhor. Talvez o ruído mais comum, porém, seja uma ameaça que se encontra no coração do ouvinte. O ensinamento de Jesus está cheio de avisos sobre as atitudes que impedem a aceitação da verdade. A famosa parábola do semeador é, de fato, uma parábola sobre os solos em que Jesus revelou os corações dos ouvintes. O ruído interno chega ao seu auge no solo espinhoso: “O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera” (Mateus 13:22). As coisas do dia a dia e a busca da prosperidade terrestre criam tanto barulho na vida que a pessoa não ouve o apelo do evangelho e não valoriza sua mensagem eterna.

Para sermos bem-sucedidos no estudo das Escrituras, precisamos identificar e corrigir os ruídos, as barreiras que impedem a mensagem chegar de Deus até nós. Em alguns casos, significa a rejeição de falsas doutrinas e interpretações distorcidas que vem dos outros. Em outros casos, será necessário resistir às tendências desta vida para deixar a palavra do Senhor penetrar os nossos corações.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA