Share Button
Estudos Bíblicos

Compreensão das Escrituras: Exemplos Ensinam

Ao completar 18 anos de idade, um jovem decide iniciar o processo para tirar sua carteira de habilitação para poder conduzir automóveis. Inscreve-se em uma autoescola onde começa uma série de aulas teóricas que serão seguidas por aulas práticas. Nas primeiras, um instrutor fala de leis e placas, exigindo que os alunos memorizem essas regras. Ele pode explicar como funcionam os vários recursos do veículo: pedais, volante etc. Mesmo depois de várias dessas aulas, quando o aluno se posiciona no banco do motorista para começar sua primeira aula prática, sente-se inundado por emoções fortes de medo e incapacidade. O instrutor calmamente orienta, mostrando como segurar o volante, como mexer os pés nos pedais e usar a mão direita para mudar as marchas.

Achamos casos paralelos no processo de aprender outras habilidades. Cozinheiros não aprendem tudo pela leitura de listas de ingredientes em livros de receitas; precisam observar na prática as técnicas necessárias para preparar seus pratos deliciosos. Atletas não desenvolvem todas as habilidades necessárias ao decorar as regras dos seus esportes. Precisam de orientações práticas e de outros atletas capazes de demonstrar como correr mais rápido, pular mais alto ou chutar com mais força e precisão.

Em todas essas áreas, bons professores utilizam exemplos positivos e negativos para ensinar, estes para evitar e aqueles para imitar.

Deus nos deu a capacidade de aprender e comunicar, e assim nos ensina usando as mesmas técnicas básicas que usamos em praticamente todas as disciplinas. Além de regras e mandamentos, Deus usou muitos exemplos para nos ensinar. Nas Escrituras, encontramos exemplos negativos de comportamentos a serem evitados e exemplos positivos deixados para nossa imitação.

Não é difícil achar exemplos negativos na Bíblia. Eva tomou o fruto proibido, e Adão aceitou o mesmo. Caim matou seu irmão. Noé ficou bêbado. Abraão mentiu. Jacó enganou seu pai. Labão enganou Jacó. Os filhos de Jacó venderam seu irmão para ser escravo e convenceram seu pai que ele foi morto. Esses e muitos outros exemplos negativos se encontram no primeiro livro da Bíblia. Exemplos semelhantes aparecem ao longo dos outros 65 livros.

O valor desses exemplos de desobediência é destacado por vários autores na Bíblia. O apóstolo Paulo citou alguns erros dos israelitas no Antigo Testamento e disse: “Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram” (1 Coríntios 10:6). Ele continua no mesmo trecho, avisando sobre o perigo de seguir o mau exemplo daquele povo em outros erros: idolatria, imoralidade, falta de confiança em Deus, murmuração etc. Em outro livro, o autor nos desafia para olhar para o alvo celestial, e cita os mesmos exemplos do desvio dos israelitas no deserto: “Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência” (Hebreus 4:11).

O ensinamento bíblico destaca também os bons exemplos dignos de imitação. Jesus mostrou como servir e amar e instruiu os seus seguidores a imitarem seu exemplo: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (João 13:15). Paulo ensinou os maridos a seguirem o exemplo de Jesus (Efésios 5:25), e incentivou todos os seus leitores a seguirem o bom exemplo apostólico que ele mesmo deixou para nossa instrução: “Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores” (1 Coríntios 4:16); “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1 Coríntios 11:1).

A Bíblia registra a conduta de pessoas que deixaram exemplos excelentes, e de outras pessoas que foram modelos péssimos. É importante escolher os exemplos que imitamos, pois os destinos são opostos: “O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar” (Provérbios 12:26). “Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus” (3 João 11).

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA