Share Button

Permissão X Proibição: Como Deus Fala?

Proibições fazem parte da comunicação humana. Todos os dias nós nos deparamos com placas que proíbem certas práticas: “Proibido Fumar”; “Proibido Ultrapassar”; “Entrada Proibida”; etc. Em muitos outros casos, e até em alguns dos exemplos sugeridos acima, entendemos a necessidade de permissão para agir. Um fumante educado pediria permissão antes de acender um cigarro no carro do amigo. Um motorista responsável só realiza ultrapassagens quando chegar à faixa pontilhada. E mesmo se não tiver uma placa proibitória, batemos em portas e aguardamos autorização antes de entrar.

Na comunicação humana do dia a dia, agimos principalmente em base de permissão, e não proibição. Respeitamos limites nos contatos sociais. Sem a autorização, não tocamos em coisas que pertencem aos outros e não entramos na propriedade de estranhos. Proibições podem esclarecer alguma dúvida ou reforçar o entendimento da falta de permissão, mas são bem menos comuns. Vamos considerar dois cenários do dia a dia, e depois ver a aplicação no estudo das Escrituras.

Uma mãe pede para seu filho ir à padaria na esquina e comprar 8 pãezinhos e 200 gramas de queijo. O menino volta, depois de alguns minutos, com 12 pãezinhos, 300 gramas de queijo, 2 litros de refrigerante e uma caixa de chocolates. Como seria a reação da mãe? Acho que todos sabemos! E quando o filho se defender, dizendo: “Mas eu comprei tudo que a senhora pediu, e não proibiu que eu comprasse essas outras coisas”, será que a mãe ficaria satisfeita?

Algum amigo seu descobre o número da sua conta bancária, vai à agência e fala para a moça que atende: “Quero sacar 500 reais dessa conta”. A moça, perplexa, pergunta se a pessoa tem um cheque assinado nesse valor, e seu amigo responde: “Não, mas será que tem algum documento dizendo que eu não posso sacar esse dinheiro?” Ainda bem que, sem sua autorização, ninguém pode movimentar a sua conta!

Entendemos a necessidade de permissão para agir em quase todas as esferas de atividade humana. Não devemos esperar outra coisa quando estudamos as Escrituras. É claro que a Bíblia contém algumas proibições, mas seu modo principal de ensinar não é por listas de coisas vedadas. Muitas pessoas já acham esse livro grande. Imagine o tamanho se tivesse proibições específicas de tudo que não agrada a Deus! Consideremos algumas passagens bíblicas que nos ajudam a compreender esse fato de que Deus comunica principalmente por permissão, e não proibição:

O apóstolo Paulo disse: “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Colossenses 3:17). Fazer em nome de Jesus significa agir conforme sua autorização. Se ele assinou o cheque, se pode sacar o dinheiro do banco. Mas, se ele não deu sua permissão, não se tem autorização para agir. Em outra epístola, ele ensinou os leitores a não ultrapassarem “o que está escrito” (1 Coríntios 4:6).

Moisés disse aos israelitas: “Cuidareis em fazerdes como vos mandou o SENHOR, vosso Deus; não vos desviareis, nem para a direita, nem para a esquerda. Andareis em todo o caminho que vos manda o SENHOR, vosso Deus, para que vivais...” (Deuteronômio 5:32-33). A ideia de desviar à direita ou à esquerda é parecida com o aviso que encontramos no final das nossas Bíblias: “Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro” (Apocalipse 22:18-19). Devemos sempre agir dentro dos limites da autorização dada por Deus nas Escrituras.

Quando respeitamos a maneira que Deus comunicou conosco nas Escrituras, vamos compreender melhor a sua mensagem. Sabendo que a Bíblia não é um livro baseado em proibições, vamos procurar entender o que Deus deseja de nós, o que ele autorizou no nosso serviço ao Criador.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA