Share Button

Atitudes Necessárias para Compreender a Palavra de Deus

Deus criou os seres humanos com a capacidade de compreender e utilizar palavras. Ele revelou palavras para guiar o procedimento de todos nós. Podemos reconhecer as dificuldades na compreensão das Escrituras, mas não temos motivo para desistir da busca por entendimento. Nossa compreensão da Bíblia não exige intelecto superior ou formação teológica. Exige, da nossa parte, esforço e atitudes corretas ao abordar essas mensagens.

Jesus mostrou a importância das atitudes na aceitação da palavra quando apresentou e explicou a parábola de um homem semeando em vários tipos de solo. Depois de falar a parábola, ele disse:

“Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus. A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos. A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, creem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam. A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança” (Lucas 8:11-15).

Jesus não destacou a identidade do semeador porque não importa. A semente, porém, é única. A mesma palavra é oferecida a todas as pessoas. As diferenças estão nos corações dos ouvintes. Algumas pessoas rejeitam imediatamente, enquanto outras dão ouvidos por um tempo e, depois, desistem. Atitudes egoístas, carnais e materiais não permitem que a verdade penetre as nossas mentes. O que Jesus incentiva por essa mensagem é que mostremos corações bons e retos, recebendo honesta e humildemente a palavra do Senhor.

A primeira coisa que precisamos fazer, então, é preparar nossos corações para aceitar a palavra!

Deus quer que o amor para com ele nos motive a compreender e obedecer à palavra. Em outras ocasiões, Jesus disse:

“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento” (Mateus 22:37-38).

“Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15).

Os servos de Jesus que registraram sua palavra para nós frisaram a necessidade de nos desprender da maldade e demonstrar nosso amor pela verdade.

Paulo alertou sobre o grave perigo de perecer por não cultivar o amor da verdade (2 Tessalonicenses 2:10-12).

Tiago escreveu: “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:21-22).

Pedro frisou o mesmo princípio, comparando o desejo de conhecer a verdade à vontade de um bebê tomar leite: “Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso” (1 Pedro 2:1-3).

A palavra de Deus é acessível e compreensível, mas isso não significa que o entendimento dela sempre seja fácil. Deus deseja pessoas de corações honestos e sinceros que buscam conhecer seu Criador e sua vontade. Cabe a nós amar ao Senhor, conhecer e amar sua palavra e obedecer aos seus mandamentos. Dessa maneira, podemos ser separados para a comunhão eterna com Deus, pois a palavra do Senhor é a verdade que nos santifica (João 17:17).

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA