Share Button
Estudos Bíblicos

Deus Sabe Falar

É comum admitir a necessidade de interpretação para compreender o que outros falam. Pedimos ajuda para interpretar o que ouvimos, seja de um estrangeiro que fala outro idioma, de um professor universitário que prefere palavras eruditas ou de uma criança pequena com dificuldade em enunciar suas palavras. Alguém que conhece o outro idioma, ou que compreende as palavras menos comuns ou que convive com a criança pode nos ajudar nessas situações do dia a dia. Quando desejamos comunicação em situações como essas, nos esforçamos para aprender outro idioma, expandir o nosso vocabulário ou decifrar as palavras mal pronunciadas. Essas dificuldades não refletem apenas nossas limitações, pois são resultados da incapacidade de quem fala. Se a pessoa conhecesse nosso idioma, ou soubesse se expressar em palavras mais acessíveis, ou não tivesse impedimento no falar, poderíamos compreender sem dificuldade.

Agora, vamos levar essa comparação à questão da compreensão das Escrituras. Há muitas divisões no mundo religioso, entre pessoas que se consideram cristãs, por causa de divergências na interpretação da Bíblia. Sistemas complicados de hermenêutica (a interpretação das Escrituras) são ensinados em seminários, universidades e igrejas. As abordagens ensinadas podem esclarecer o sentido original dos textos sagrados, ou podem ser tendenciosas na defesa de doutrinas e tradições que vêm dos homens, e não de Deus.

Será que precisamos de pessoas formadas em teologia para compreender a vontade de Deus?

Não nego que precisamos nos esforçar e estudar para aprender como ler as Escrituras. Em outros artigos, pretendo oferecer algumas sugestões práticas para ajudar nesse aspecto da comunicação. Antes de falar sobre os ouvintes, vamos considerar a capacidade de quem fala.

Deus é capaz de comunicar aos homens que ele criou.

A capacidade de comunicar verbalmente foi dada aos homens por seu Criador. No mesmo dia em que Deus criou o primeiro casal, ele falou com eles (Gênesis 1:27-31). Essa primeira comunicação foi de Deus para o homem, mostrando que Deus fala em termos que o homem é capaz de compreender. Vamos observar as primeiras coisas que Deus disse aos seres humanos para chegar a algumas conclusões importantes.

“E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez” (Gênesis 1:28-30).

“Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:15-17).

O que concluímos? Deus usou palavras para comunicar ao casal responsabilidades, permissão, proibição e consequências! Sabemos que, depois, Deus castigou o homem pela sua desobediência (Gênesis 2:17; 3:23). Se Deus, sendo perfeitamente justo, cobrou e castigou, é evidente que o homem entendeu suas palavras. Tiramos qualquer dúvida quando estudamos sobre a tentação no Éden, pois a mulher repetiu as palavras de Deus (Gênesis 3:2-3). Mesmo quando Deus comunicou por meio de mensageiros (anjos, profetas etc.), ele exigia a obediência e castigava a desobediência (Hebreus 2:2; 10:28).

Deus, o Criador que deu aos seres humanos a capacidade de comunicar em palavras, falou com essas criaturas desde o primeiro dia da existência humana. Deus sabe falar em termos que nós somos capazes de compreender!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA