Share Button
Estudos Bíblicos

Podemos Compreender a Bíblia?

O objetivo deste site é incentivar o estudo e a aplicação dos ensinamentos encontrados nas Escrituras. Mesmo sabendo que as últimas linhas da Bíblia foram escritas mais de 1.900 anos atrás, sua mensagem continua sendo válida e atual. O próprio Jesus afirmou que sua palavra é eterna (Marcos 13:31). O apóstolo Pedro disse que a mensagem do evangelho é permanente (1 Pedro 1:22-25).

Muitos fogem do estudo sério da Bíblia por acharem o livro difícil. Há vários fatores que contribuem para a dificuldade em compreender as Escrituras, entre eles: (1) Diferenças de tempo, pois muitas coisas do mundo antigo foram bem diferentes das nossas experiências nos dias de hoje; (2) Diferenças de cultura, devido ao fato de a Bíblia ter sido escrita na Ásia e Europa por pessoas que viviam nas culturas hebraicas, gregas, romanas etc.; (3) Diferenças de idiomas, pois a Bíblia foi escrita principalmente em hebraico e grego, idiomas desconhecidos pela maioria das pessoas hoje, e que exigem anos de estudo para dominar; (4) Preconceitos causados por séculos de desvios humanos, nos quais líderes religiosos têm introduzido doutrinas, práticas e interpretações que afetam nossa leitura da Bíblia hoje; (5) Dificuldades originais, como o apóstolo Pedro admitiu quando comentou sobre os escritos de outro apóstolo: “nas quais há certas coisas difíceis de entender” (2 Pedro 3:16).

Ninguém pode negar que a leitura da Bíblia apresenta desafios e dificuldades. Seria errado, porém, desistir do estudo, pois é a palavra de Deus revelada para nossa salvação: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé” (Romanos 1:16-17). Deus “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:4). Deus se revelou para ser acessível aos seres humanos e nos chamou para buscá-lo (Atos 17:27; Hebreus 11:6). Esse desejo de Deus pela nossa salvação é tão grande que ele mandou seu próprio Filho para revelar sua palavra (Hebreus 1:1-2).

Apesar dessas afirmações nas Escrituras, muitos acreditam que a Bíblia esteja além da compreensão das pessoas comuns. Pessoas em posições de autoridade religiosa têm reservado para si o direito de interpretar a Palavra, de maneira que os “leigos” são tratados como incapazes de compreendê-la corretamente. A igreja romana ensina que as pessoas comuns dependem das interpretações oficiais dos seus líderes. “A Enciclopédia Católica diz, no volume 15, ‘quanto a interpretação bíblica propriamente dita, a Igreja é infalível no sentido de que, se o Papa, ou Conselho ou pelo seu ensino atual, por decisão fidedigna, disser que determinada passagem das Escrituras tem certo significado, deve observar-se esse significado como o verdadeiro sentido da passagem em questão.’” Assim, os leigos podem ler e estudar, mas são condenados se chegarem a um entendimento que contradiz a posição oficial da igreja.

Na prática, muitas igrejas protestantes imitam o exemplo católico. É comum atribuir autoridade a pastores ou a órgãos oficiais das suas denominações, deixando as pessoas comuns dependentes das interpretações dessas autoridades. A ênfase em títulos de exaltação e formação teológica reforça a noção da dificuldade de compreender a Bíblia. As muitas ramificações do movimento pentecostal valorizam supostas revelações e iluminações particulares acima da Palavra escrita pelos apóstolos e profetas. Algumas igrejas até ensinam que os fiéis não devem estudar as Escrituras em particular, pois o que vale é o ensinamento dos anciãos na igreja!

Apesar de tantas tentativas de nos manter na submissão ignorante às autoridades definidas por homens, devemos valorizar, ler e estudar as Escrituras com dedicação. O mesmo Deus que nos criou capazes de compreender palavras e comunicar verbalmente se revelou por meio de palavras. Declarar a Bíblia incompreensível é negar o poder de Deus para comunicar com os seres humanos que ele fez!

Em outros artigos, vamos considerar outros aspectos dessa revelação divina e observar ensinamentos práticos das Escrituras que nos ajudam a compreender o que Deus falou.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA