Share Button
Estudos Bíblicos

Jonas Prega em Nínive

O profeta Jonas, arrependido depois de tentar fugir da presença do Senhor, clamou a Deus do ventre do grande peixe, e este mandou que a criatura do mar vomitasse o homem em terra (Jonas 2:10). Mas a história de Jonas não acabou naquela praia do Mediterrâneo. Deus repetiu a mesma ordem que havia dado para Jonas no início do livro, mandando que o profeta pregasse na cidade de Nínive (Jonas 3:1-2). Ele foi encarregado de pregar a mensagem que Deus lhe daria, enfatizando a importância da palavra do Senhor. O respeito pela palavra de Deus começou com o profeta, que foi obediente nesta segunda chamada. Jonas foi à grande cidade de Nínive, com uma população de centenas de milhares de pessoas.

A mensagem que ele pregou foi simples: “Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida” (Jonas 3:4). A mesma linguagem aparece em Gênesis 19 para descrever a destruição total de Sodoma. Deus estava preparando o castigo final de Nínive.

Mas aconteceu algo surpreendente. Os ninivitas acreditaram na mensagem de Jonas, creram no Deus verdadeiro e se arrependeram! Sua tristeza por terem pecado contra Deus se manifestou nos costumes que acompanhavam angústia na sua cultura: jejuaram e vestiram-se de panos de saco (Jonas 3:5-8). Depois de um dia da pregação de Jonas, a notícia se espalhou pela cidade e chegou aos ouvidos do próprio rei, que também se arrependeu e mandou que os cidadãos abandonassem sua maldade.

O registro bíblico não fala de Jonas ter recomendado o arrependimento, nem sugerido a possibilidade da clemência divina. Mas o rei revelou sua esperança quando disse: “Quem sabe se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?” (Jonas 3:9). Há três possibilidades interessantes para oferecer uma base dessa esperança:

(1) Revelações anteriores. É possível que o rei tivesse conhecimento de Deus e de sua palavra antes da chegada de Jonas. Quase todos os livros proféticos do Antigo Testamento incluem avisos aos povos pagãos, e a cobrança de Deus é evidência do fato desses povos terem algum conhecimento dos princípios morais que ele havia revelado aos homens desde o início da História.

(2) Outras palavras do profeta Jonas. É possível que a pregação de Jonas fosse mais extensa do que a pequena frase citada acima, e que ele tenha falado da necessidade da conversão e da realidade da graça de Deus.

(3) A evidência da presença do profeta. Um comentário de Jesus, feito 800 anos depois de Jonas, aponta para um outro fator no arrependimento dos ninivitas. Jesus comparou o maior sinal da verdade da sua mensagem, sua ressurreição, com a “ressurreição” do profeta Jonas (Mateus 12:38-41). É provável que a notícia dos acontecimentos do primeiro capítulo tenha chegado aos ouvidos do rei de Nínive antes de Jonas aparecer na cidade. Não é difícil imaginar pessoas em Nínive, ouvindo da “morte” de Jonas no mar, achando-se acima de qualquer condenação. Mas quando o profeta chegou, o impacto teria sido muito forte. A presença de Jonas serviu para provar duas coisas que contribuíram para o arrependimento do povo: (1) Deus é poderoso, e assim capaz de cumprir seus planos de destruir a cidade, e (2) Deus é misericordioso. Perdoou Jonas, e ainda poderia perdoar Nínive!

O rei esperançoso tinha razão! “Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez” (Jonas 3:10). O Senhor poupou a vida de Jonas e, também, poupou a cidade de Nínive.

A boa notícia é que esse mesmo Deus oferece sua misericórdia para nós! Ele nos orienta a crer em Jesus (João 8:24), nos arrepender dos nossos pecados (Lucas 13:3; Atos 2:38) e ser batizados para receber perdão das nossas ofensas (Atos 2:38; 22:16). Deus continua sendo paciente conosco, pois não quer “que ninguém pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9).

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA