Share Button

A Função dos Ouvidos

Todos nós já tivemos a experiência de lidar com pessoas que não escutam. Seja uma criança rebelde ou um colega de trabalho teimoso, a experiência nos deixa frustrados.

Quando Deus criou os seres humanos, ele decidiu dar dois ouvidos para cada um. A partir do primeiro dia da existência humana, o Senhor tem orientado essas criaturas a utilizar seus ouvidos. Em uma das primeiras conversas que Deus teve com o homem, ele falou de responsabilidade, permissão, proibição e consequência: “Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:15-17).

O tempo passou, e Deus deu outras orientações. Falou para os homens respeitarem a vida humana, evitar o engano de pessoas que inventavam falsos deuses, manter a decência e moralidade etc. Pessoas que ouviam e seguiam essas orientações recebiam o favor de Deus, enquanto pessoas obstinadas e rebeldes sofriam consequências. Assim, o conhecimento não ficou na teoria, mas foi aplicado na prática. Deus deu para as pessoas condições de mostrar a sabedoria.

Salomão, filho de Davi e terceiro rei de Israel, escreveu bastante sobre a importância da sabedoria. Como um pai instruindo seu filho, ele escreveu para o benefício de todos sobre a importância de deixar a sabedoria entrar pelos ouvidos e determinar o nosso procedimento. Neste trecho de Provérbios 4, observamos versículo por versículo como a instrução deve afetar todos os aspectos do nosso ser:

20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos.

21 Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração.

22 Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.

24 Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios.

25 Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti.

26 Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos.

27 Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.

Aprendemos com os ouvidos e os olhos, mas o conhecimento precisa penetrar o coração para ter valor. Uma vez que chega ao coração, a sabedoria deve ser guardada e protegida, pois o que tem no coração vai governar nossas decisões e determinar todos os nossos comportamentos. O que guardamos no coração será aparente no que falamos e nos destinos das nossas caminhadas, pois o coração controla os lábios e os pés.

Mil anos depois de Salomão, apareceu o melhor Mestre de todos os tempos. Jesus de Nazaré andou pelo território da Judeia, Galileia e Samaria compartilhando a sabedoria eterna com seus ouvintes. Ensinou sobre como agradar a Deus e como conviver bem com outras pessoas. Seus ensinamentos foram simples e, ao mesmo tempo, profundos. Às vezes, o ouvinte teria de se esforçar para entender o sentido, mas sempre seria necessário um esforço para fazer a aplicação na sua vida. Para frisar esses desafios, Jesus frequentemente encerrava uma lição com as palavras “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Marcos 4:9 e muitas outras passagens nos Evangelhos). Nessas palavras, Jesus resumiu bem o ponto de Salomão. Para adquirir a sabedoria que o Senhor nos oferece é necessário ter ouvidos dispostos a ouvir, aceitar e aplicar seus ensinamentos. Vamos usar bem os dois ouvidos que Deus nos deu!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA