Share Button

Como Adquirir Sabedoria

“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida” (Tiago 1:5).

Por bons motivos, a sabedoria é valorizada. Ouvimos diversas maneiras de explicar a diferença entre conhecimento e sabedoria, e percebemos a importância de ambos. Quando buscamos a sabedoria, procuramos aprender como utilizar os fatos conhecidos para viver bem.

“Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará” (Provérbios 4:6-8).

De tudo que podemos entender sobre a sabedoria, o fato mais importante é a sua fonte. Com certeza, aprendemos coisas importantes pelas experiências da vida, e assim os idosos podem demonstrar uma compreensão que escapa aos jovens. Mas, nem todos aprendem essas lições, e assim a idade não garante a sabedoria. Quando ouviu seus amigos fazendo discursos baseados em suas próprias experiências e não nas palavras de Deus, Jó disse: “Está a sabedoria com os idosos, e, na longevidade, o entendimento? Não! Com Deus está a sabedoria e a força; ele tem conselho e entendimento” (Jó 12:12-13). Jó e Tiago nos apontam na mesma direção. Quem procura a verdadeira sabedoria busca a palavra de Deus.

O início do livro de Tiago trata da escolha da direção na vida, frisando a importância de olhar para cima. As coisas boas vêm do alto: “Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tiago 1:16-17). Por isso, não devemos nos preocupar com as circunstâncias transitórias da vida material (Tiago 1:9-11) e não devemos ser controlados pelos nossos próprios desejos (Tiago 1:14-15). Devemos abandonar a maldade da vida carnal e viver conforme a revelação salvadora de Deus (Tiago 1:21-22).

Tiago continua, mais tarde no mesmo livro, seus comentários sobre a fonte da verdadeira sabedoria: “Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento” (Tiago 3:13-17). Em contraste com o engano e manipulação praticados por pessoas carnais e espertas, a sabedoria que vem do Senhor é pura e produz bons frutos de paz, misericórdia e imparcialidade.

A sabedoria não vem de dentro ou de alguma busca filosófica que exclui Deus. Para adquirir a verdadeira sabedoria, precisamos respeitar o Senhor: “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Provérbios 1:7). É necessário valorizar o que o Criador diz, e não confiar em si mesmo: “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal” (Provérbios 3:5-7).

A busca da sabedoria exige a humildade de admitir nossas limitações e falhas e aceitar repreensão e disciplina. A pessoa que busca aprovação e não correção nunca adquirirá a sabedoria. “Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir” (Provérbios 19:20). “O escarnecedor não ama àquele que o repreende, nem se chegará para os sábios... O coração sábio procura o conhecimento, mas a boca dos insensatos se apascenta de estultícia” (Provérbios 15:12,14).

“Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento” (Provérbios 3:13). A felicidade de achar sabedoria está reservada para aqueles que a buscam da fonte certa!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA