Share Button
Estudos Bíblicos

Alegria nas Provações?

Oito milhões de brasileiros gastam um total de aproximadamente oito bilhões de reais por ano em academias (fonte: www.iespe.com.br/blog/mercado-fitness/). Esses clientes, preocupados com sua saúde física, entendem que precisam enfrentar resistência, levantar peso, forçar o corpo até os limites, para ficar mais fortes e saudáveis.

A epístola de Tiago contém tantas orientações práticas e sábias que alguns a consideram um livro de sabedoria, comparável ao livro de Provérbios. Logo no início da sua carta, Tiago ensinou os cristãos a achar motivo de alegria nas suas provações: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” (Tiago 1:2-4).

As provações vêm! Tiago não falou de ficar alegres se passarem por provações. Algumas versões falam sobre “o fato” das provações, e outras dizem “quando” passarem por provações. Quando passamos por momentos difíceis nos quais nos sentimos tentados a desistir de tudo e até negar o Deus que nos deu vida, devemos lembrar-nos das palavras de Tiago. As provações virão, e devem ser vistas como motivo de alegria! Da mesma forma que uma pessoa ganha força física enfrentando resistência, crescemos espiritualmente quando passamos por provações.

Quando resistimos firmes, mesmo em meio a provas espirituais, desenvolvemos a perseverança. Qualquer atleta entende a importância da determinação para cumprir uma prova. Alguns leitores podem lembrar-se de nomes como Eliud Kipchoge ou Vanderlei de Lima, pois completaram suas provas de maratonas olímpicas e ganharam medalhas. Mas alguém lembra dos nomes de atletas que desistiram, mesmo depois de 35 quilômetros da prova de 42?

Nosso progresso espiritual exige a determinação de seguir o exemplo de Jesus até o fim da corrida: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma” (Hebreus 12:1-3).

Tiago enfatiza o risco da desistência, nos incentivando a prosseguir até o fim das provas: “Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” (Tiago 1:4). Nesse versículo, Tiago usou a mesma palavra grega para falar sobre a ação (completa) e as pessoas que passam pelas provações (perfeitas). A palavra significa maduro, o que passou por todas as etapas de um processo. É necessário passar pelo processo das provações para amadurecer, ou seja, passar pelas etapas do crescimento.

A outra maneira de falar dessa maturidade espiritual está no fim desse versículo: “em nada deficientes”, ou seja, “sem que falte a vocês coisa alguma” (NVI). Quem está completo e maduro está equipado para os desafios que vêm pela frente.

Uma coisa específica que não pode faltar nesse processo é a sabedoria, o discernimento necessário para escolher o caminho e perseverar diante das provações. Pensando nisso, Tiago introduz uma série de contrastes entre as boas coisas que Deus oferece e as coisas vãs desse mundo passageiro. Ele diz: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida” (Tiago 1:5). Sua linguagem nos lembra das palavras do Mestre divino, que falou da mesma busca espiritual quando disse: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Mateus 7:7).

Ouvindo as orientações da Palavra de Deus, e vivendo conforme a sabedoria que vem do Senhor, podemos suportar provações e ficar cada vez mais fortes.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA