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Salmo 29: A Voz do SENHOR

O Salmo 29, atribuído a Davi, é um pequeno hino de louvor que focaliza o poder da voz de Deus. Na leitura desse Salmo, percebemos ênfase especial pela repetição de algumas expressões. Vários estudiosos da língua hebraica falam do significado de palavras repetidas, e sugerem que a tripla repetição seja uma maneira de dar máxima ênfase. O exemplo mais citado é Isaías 6:3 (comparável a Apocalipse 4:8), onde os serafins cantam: “Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”. A canção desses seres celestiais foi a inspiração de um dos mais conhecidos hinos dos últimos séculos. A letra do hino que inicia com as palavras “Santo, Santo, Santo, Deus Onipotente” foi escrita por Reginald Heber (1783-1826) e a música, por John Dykes (1823-1876).

As repetições do Salmo 29 são menos conhecidas, mas servem para glorificar o nome do Senhor de maneira semelhante. Vamos observar a adoração apresentada nesse Salmo por uma série de expressões triplas, formando a introdução, a mensagem central e a conclusão do hino.

A introdução: Tributai ao SENHOR. Davi inicia o hino com a chamada ao povo para tributar ou dar glória ao nome do Senhor. Ele reconhece Deus glorioso e poderoso como merecedor de adoração por causa da sua santidade:

“Tributai ao SENHOR, filhos de Deus, tributai ao SENHOR glória e força. Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade” (versos 1 e 2).

A mensagem central: A voz do SENHOR. Antes da próxima frase tripla, Davi comenta sobre a posição exaltada de Deus: “Ouve-se a voz do SENHOR sobre as águas; troveja o Deus da glória; o SENHOR está sobre as muitas águas” (verso 3). O poder da voz de Deus é destacado de Gênesis ao Apocalipse, pois sua palavra é o instrumento usado para criar e manter o Universo (Gênesis 1:3,6,9,11,14,20,24,26; Hebreus 1:3), para revelar sua vontade (Êxodo 19:19; 20:1; Hebreus 2:1-3) e para estender salvação ao homem pecador (Romanos 1:16).

No corpo desse Salmo, Davi inicia seis frases, dois grupos de três, com as palavras “a voz do SENHOR”. Deus exerce domínio total sobre a natureza, seja animais, árvores ou a própria terra:

“A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade. A voz do SENHOR quebra os cedros; sim, o SENHOR despedaça os cedros do Líbano. Ele os faz saltar como um bezerro; o Líbano e o Siriom, como bois selvagens. A voz do SENHOR despede chamas de fogo. A voz do SENHOR faz tremer o deserto; o SENHOR faz tremer o deserto de Cades. A voz do SENHOR faz dar cria às corças e desnuda os bosques; e no seu templo tudo diz: Glória!” (versos 4 a 9).

A conclusão: o SENHOR age. No final desse cântico, Davi enfatiza Deus como ativo, dominando eternamente sobre toda a sua criação. O nome de Deus aparece quatro vezes nessas descrições do seu domínio em três frases que iniciam com as palavras “o SENHOR”. Ele preside sobre os dilúvios, uma das forças devastadoras da natureza. Ele reina eternamente e protege seu povo:

“O SENHOR preside aos dilúvios; como rei, o SENHOR presidirá para sempre. O SENHOR dá força ao seu povo, o SENHOR abençoa com paz ao seu povo” (versos 10 e 11).

A tripla repetição dessas mensagens de louvor reforça o ponto principal dessa composição de Davi. Deus merece a adoração dos homens que ele criou, pois ele ocupa sua posição exaltada e exerce domínio sobre todos os aspectos da sua criação. Devemos dar “ao SENHOR a glória devida ao seu nome” (verso 2).

-por Dennis Allan


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