Share Button

O Significado do Eclipse Solar: Nunca Julgue um Livro...

É comum ouvir e sábio considerar o ditado popular “Nunca julgue um livro pela capa”. Uma conversa com a minha neta de 15 anos de idade me fez pensar em outro conselho igualmente importante: “Nunca julgue um livro pelos ineptos que o interpretam mal”.

A minha neta me mostrou uma manchete sobre uma suposta profecia do fim do mundo ligada ao eclipse solar visível na América do Norte no dia 21 de agosto de 2017. Se você está lendo este artigo, que será publicado depois dessa data, você perdeu o fim do mundo! Não, de fato o mundo que nós conhecemos vai chegar ao seu fim, mas Michael Parker e muitos outros que têm marcado a data serão expostos primeiro por estarem redondamente errados nas suas predições.

Segue a apresentação desse autor no pequeno artigo que ela me mostrou: “Um estudioso da Bíblia afirma que o fim será em agosto com a chegada de um eclipse solar, que já foi confirmado pela Nasa (sic)”. Por vivermos em um universo ordenado, onde os movimentos dos corpos celestiais são previsíveis, esse eclipse foi confirmado há muito tempo. A ciência de calcular eclipses foi muito avançada bem antes de Eisenhower autorizar a fundação da NASA. Esta organização, sim, confirmou o eclipse, mas não confirmou o fim do mundo!

O que me incomoda é a afirmação desse autor ser um estudioso da Bíblia. Se Michael Parker e milhares de outros sensacionalistas que procuram marcar datas do fim do mundo estudassem a Bíblia com mais reverência, deixariam de fazer suas predições. A Bíblia contém profecias que marcavam datas aproximadas de alguns eventos, como o livramento dos israelitas da escravidão no Egito (Gênesis 15:12-16); a volta dos judeus do exílio na Babilônio (Jeremias 25:11; Daniel 9:2); o estabelecimento do reino de Deus (Daniel 2:44); a destruição de Jerusalém (Mateus 24:1-34); etc. Apesar da indústria bilionária de produzir livros e filmes sobre o fim do mundo, o próprio Jesus disse que não haveria sinais para marcar a data. Ele e seus apóstolos ensinaram sobre a importância de vigilância constante, pois sua vinda será como um ladrão de noite, sem aviso: “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá” (Mateus 24:42-44; compare com 1 Tessalonicenses 5:2; 2 Pedro 3:10).

Esses especialistas em mentiras que distorcem a mensagem bíblica para vender seus livros sensacionalistas gostam de se apresentar como conhecedores das Escrituras. Mas se fossem estudiosos reverentes, não dariam crédito às palavras do próprio Jesus Cristo? Em vez de olhar para o sol, a lua e as manchetes dos jornais, estariam buscando viver conforme a vontade do Senhor, prontos para a chegada dele como ladrão de noite.

Deturpadores das Escrituras como Michael Parker causam uma série de problemas, entre eles:

1. Criam uma expectativa nos incautos, que confiam nas palavras dos falsos profetas. Quando as predições se mostram erradas (o fato que você está lendo este artigo é prova que o mundo não chegou ao seu fim no dia desse eclipse visível na América do Norte), esses seguidores ficam decepcionados e correm risco de perder a confiança no próprio Senhor, que não tem culpa alguma! A minha neta, entendendo a absurdidade das afirmações desse autor e de outros da mesma estirpe, deu um sorriso e perguntou: “Quantas vezes o mundo já acabou desde que eu nasci?”

2. O mau exemplo desses supostos estudiosos ensina uma abordagem errada às Escrituras. Deus não revelou a Bíblia para nos equipar para identificar sinais naturais ou políticos para marcar a data do fim do mundo. Ele nos deu as Escrituras para mostrar seu amor e nos guiar pelo caminho que leva à vida eterna na sua presença.

3. Pessoas que já procuram motivos para desacreditar a mensagem bíblica acham apoio nessas histórias. Facilmente apontam para as falhas de profecias e interpretações desses autores e concluem que a própria Bíblia esteja errada. Por isso, faço um apelo urgente: não julgue a Bíblia pelos ineptos que a interpretam mal!

Jesus vai voltar e o mundo vai acabar. Pode acontecer daqui a 5.000 anos, ou pode acontecer hoje. Eu não preciso saber a data. Eu preciso estar preparado!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA