Share Button

Salmo 124: Não Fosse o SENHOR

A mensagem do Salmo 124 foi muito importante para o povo de Israel 3.000 anos atrás. Infelizmente, muitas pessoas não reconhecem sua importância nos dias de hoje, pois acreditam que Deus seja desnecessário, ou até afirmam que ele nem exista. Nesse Salmo, Davi afirma duas verdades fundamentais das Escrituras: (1) Deus é o único capaz de salvar; (2) O único meio da salvação é a confiança em Deus.

O cabeçalho desse Salmo o identifica como uma composição de Davi, preparada para romagem, ou seja, para ser cantada pelos israelitas enquanto subiam para as festas em Jerusalém. Quinze dos Salmos trazem essa identificação, quatro deles atribuídos a Davi (122, 124, 131, 133). É natural que esses hinos levassem os pensamentos dos viajantes para cima, para a exaltação que Deus merece.

O cântico inicia com declarações sobre o papel do Senhor em proteger e salvar o povo de Israel.

“Não fosse o SENHOR, que esteve ao nosso lado, Israel que o diga; não fosse o SENHOR, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, e nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós; as águas nos teriam submergido, e sobre a nossa alma teria passado a torrente águas impetuosas teriam passado sobre a nossa alma” (versos 1 a 5).

Enquanto essas afirmações obviamente se baseiam em fatos históricos, nenhum acontecimento específico é citado. Quando Davi escreveu, o povo já tinha uma rica história de livramento pela mão de Deus. Durante o reinado de Davi, Deus libertou a nação da opressão de vários dos seus vizinhos. Antes de escolher um rei para governar a nação, Deus levantou uma série de juízes para tirar Israel do domínio de opressores estrangeiros. Antes dos juízes, Moisés e Josué foram instrumentos usados para conduzir Israel da escravidão no Egito para sua própria terra. Poucos séculos antes de Moisés, a família de Israel foi poupada quando desceu ao Egito. Por trás dos comentários de Davi nesses primeiros versos estava a rica história de um povo escolhido e protegido por Deus. A sobrevivência de Israel não poderia ser explicada por força ou esperteza humana. Se não fosse Deus, a nação de Israel teria sido aniquilada.

Por esse motivo, Deus merece a adoração do seu povo:

“Bendito o SENHOR, que não nos deu por presa aos dentes deles. Salvou-se a nossa alma, como um pássaro do laço dos passarinheiros; quebrou-se o laço, e nós nos vimos livres” (versos 6 e 7).

Apesar de Davi e seus homens valentes serem reconhecidos pelo povo de Israel por suas proezas no campo de batalha, ele nem sequer menciona a habilidade ou coragem dos homens aqui. A salvação de Israel foi obra de Deus, e todo o louvor deve ser dirigido a ele. Como precisamos de servos com a humildade de Davi hoje! É Deus, e não o homem, que merece a glória por ser o único capaz de salvar.

Com fundamento na história de Israel, Davi adorou ao Senhor como salvador. O último verso do Salmo mostra que os fatos do passado serviam para criar a confiança desse povo quanto ao futuro. Sabendo que Deus havia se mostrado forte e fiel ao longo da história da nação, o povo de Israel tinha motivo para continuar confiando no Senhor:

“O nosso socorro está em o nome do SENHOR, criador do céu e da terra” (verso 8). Nos séculos depois de Davi, profetas como Isaías, Jeremias, Daniel, Ezequiel, Ageu e Zacarias lutaram para convencer o povo de Israel a confiar no Senhor em momentos de crise. Três mil anos depois, ainda lutamos para resistir à tentação de nos esquecermos do Senhor e depositar a nossa confiança na força ou na sabedoria dos homens. Deus é o único capaz de salvar. Não fosse o Senhor, estaríamos totalmente perdidos para sempre!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA