Share Button

O Sexo no seu Devido Lugar

Tratar o assunto da sexualidade humana de uma perspectiva bíblica é nadar contra a correnteza, mas rejeitar as orientações do Criador sobre o sexo é se afogar na destruição que o sexo desenfreado traz. Deus criou o sexo, e tudo que ele criou foi bom. O sexo ocupa um lugar de grande importância no plano de Deus para os seres humanos. O problema não está no que Deus fez, mas na maneira como os seres humanos têm profanado o sexo. O desafio para nós, quando procuramos entender a vontade de Deus e agradá-lo, é simples: colocar o sexo de volta no seu devido lugar!

Não somente quando se trata da sexualidade, mas em todos os aspectos da nossa vida, a conversão ao Senhor significa uma mudança radical no nosso pensamento e comportamento. Paulo começou um trecho dedicado a esse assunto com estas palavras: “Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos” (Efésios 5:3). Sugiro que continue a leitura na sua própria Bíblia, pelo menos até o versículo 17, pois esse texto nos chama a escolher andar no caminho de Deus e rejeitar completamente os comportamentos indecentes, vergonhosos, desonestos e infrutíferos que dominam a vida de muitos, e que dominavam a vida dos próprios cristãos antes da sua conversão.

Pecados sexuais estão entre as ofensas citadas pelo mesmo apóstolo quando ele fala da regeneração: “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus” (1 Coríntios 6:9-11). A decisão de servir a Cristo significa o repúdio das obras da carne e a busca do fruto do Espírito (Gálatas 5:19-25). Não é apenas uma restrição no envolvimento sexual, mas uma mudança nos pensamentos. Jesus disse: “Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela” (Mateus 5:27-28). Homens que querem servir a Deus precisam parar de olhar para mulheres como objetos para satisfazer seus desejos carnais, e aprender a valorizar sua própria mulher na relação especial que Deus lhes concedeu.

A ótica bíblica, que vê o sexo em termos bons e positivos, é impressionante. Essa perspectiva vai até além das representações comuns no meio religioso. Frequentemente, alguém fala que jovens devem manter sua pureza sexual até casar. Essa maneira de se expressar, porém, fica muito aquém do princípio que o Criador nos deu. A pessoa deve manter sua pureza sexual, não apenas até o casamento, e sim até a morte! Não entenda mal, não estou sugerindo o celibato. Pelo contrário, estou frisando um fato importante: o sexo no casamento é puro e, assim, a pessoa que mantém sua virgindade até o casamento e continua fiel ao seu cônjuge o resto da vida é uma pessoa pura! “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros” (Hebreus 13:4). Enquanto Deus julgará as pessoas que praticam o sexo antes de casar e aquelas que se envolvem em casos extraconjugais, o leito matrimonial é sem mácula, imaculado! Por isso, uma mulher casada é corretamente descrita como imaculada (Cântico dos Cânticos 5:2; 6:9). A vida sexual de marido e mulher é boa, pura e claramente abençoada por Deus: “Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias” (Provérbios 5:18-19). Não vamos nos enganar, porém. Essa intimidade especial, no plano de Deus, é limitada à relação do homem com sua própria mulher (1 Coríntios 7:1-4). Qualquer outra relação sexual é uma perversão e banalização do que Deus criou.

O Senhor não quer que suas criaturas distorçam seus propósitos, abusando os seus corpos em comportamentos destrutivos: “Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1 Coríntios 6:18-20). Quando colocamos o sexo de volta no seu devido lugar, vamos ter uma opinião elevada do sexo, porque Deus tem uma opinião elevada de nós!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA