Share Button

Os Seguidores de Cristo

Nos dias atuais, as pessoas que se consideram seguidores de Cristo se identificam com uma grande variedade de rótulos. Enquanto muitos usam palavras como "cristão" para se apresentarem, é comum ouvir outras palavras mais específicas. Tenho amigos e parentes que se descrevem como presbiterianos, metodistas, batistas, católicos, wesleyanos, assembleianos, pentecostais, luteranos etc. É provável que cada leitor deste artigo encontre as mesmas descrições e outras entre seus amigos.

Cada um desses nomes tem uma história. Quando ouvimos palavras como "católico", "universal", "internacional" ou "mundial", a ênfase está na organização geral que abrange grupos ou congregações ao redor do mundo. Palavras como presbiteriano, metodista, batista, adventista e pentecostal frisam doutrinas enfatizadas nesses grupos. Nomes como luterano e wesleyano focalizam os homens cujos ensinamentos são especialmente influentes nas suas tradições religiosas.

Seria possível encher centenas de páginas com informações sobre diversos nomes e suas origens e histórias. Mas como sempre procuramos voltar para um foco bíblico, vamos considerar uma outra pergunta: Como os indivíduos que seguiam a Cristo no Novo Testamento foram descritos?

Uma das palavras mais comuns nos quatro relatos do evangelho e no livro de Atos é discípulo, ou seja, uma pessoa que segue e aprende de um mestre. Na sua primeira viagem missionária, Paulo pregou na cidade de Derbe: "E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia, fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus" (Atos 14:21-22).

Quando a ênfase está na relação entre seguidores do Senhor, a palavra irmão é muito comum. A figura de família ajuda para entender os laços de amor entre as pessoas que pertencem a Jesus. Aqueles que seguem a Cristo são filhos de Deus e, por isso, irmãos uns dos outros. Por causa desta relação especial, devemos amar aos irmãos: "Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão" (1 João 4:21).

Pode surpreender a alguns saber que a palavra santo na Bíblia não se limita a pessoas destacadas após a morte. Esse termo se refere à separação do pecado. Santos são as pessoas santificadas pelo sacrifício de Cristo e sua própria obediência ao evangelho. Os seguidores de Cristo, mesmo durante sua vida terrestre, são chamados santos. Paulo frequentemente chamava os servos vivos de santos, como no início da epístola aos Colossenses: "...aos santos e fiéis irmãos em Cristo que se encontram em Colossos, graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai" (Colossenses 1:2).

Embora a palavra apareça apenas três vezes na Bíblia (Atos 11:26; 26:28; 1 Pedro 4:16), cristão se tornou uma palavra preferida por muitos que buscam honrar a Jesus. Um cristão é um que pertence a Cristo.

Várias outras descrições aparecem no Novo Testamento. Os fiéis acreditam e confiam no Senhor. Os eleitos são os escolhidos, aqueles identificados como propriedade do Senhor (estas duas palavras aparecem em Apocalipse 17:14). As pessoas que pertencem a Jesus são as pedras que vivem (1 Pedro 2:5) e ocupam um lugar especial como membros do corpo de Cristo (1 Coríntios 12:27).

Na leitura do Novo Testamento, encontramos esses e outros termos para identificar as pessoas que pertencem a Cristo, mas não achamos os nomes partidários citados no início deste artigo. Pelo contrário, Paulo avisou sobre o perigo de nos identificar com tais nomes (1 Coríntios 1:11-13). Não seria melhor evitar termos que dividem e procurar nos identificar como pessoas leais a Jesus Cristo?

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA