free bootstrap template

Estudos Especiais

Palestras Públicas em Vários Locais - Totalmente Grátis! Inscrições (as palestras são gratuitas, mas sugerimos a inscrição para garantir seu lugar e reservar um DVD de estudos bíblicos) clique aqui
Aprenda a Bíblia

Vídeo em Destaque

Forçado pelas Circunstâncias

         

Artigo em Destaque

A ignorância da verdade é desculpa para a desobediência?

Quando ele pregava aos adoradores de ídolos de Atenas, Paulo disse: "Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam" (Atos 17:30). Este versículo é muitas vezes usado para sugerir que Deus não condenará aqueles que nunca ouviram o evangelho, e para desculpar as falhas dos cristãos em ensinar seus vizinhos ou levar o evangelho às áreas mais remotas.


Mas esta interpre-tação não atinge o intuito do versículo e contradiz outras passagens. Paulo faz uma distinção entre os pecados da ignorância cometidos no passado (antes da vinda de Cristo e do seu evangelho) e a exigência de Deus de arrependimento agora. No passado, Deus não levou em conta os tempos da ignorância. Agora, ele exige que todos os homens, em toda parte, se arrependam. Consideremos algumas outras passagens para esclarecer este ponto.


Pedro disse que os judeus mataram Jesus por ignorância (Atos 3:17). Será que isso significava que eles poderiam ser salvos sem obedecer ao evangelho? Certamente não. Ele lhes disse que se arrependessem e se convertessem para cancelar seus pecados (Atos 3:19).


Paulo descreveu-se como o maior dos pecadores (1 Timóteo 1:15), apesar de que agiu em boa consciência (Atos 23:1) e por ignorância (1 Timóteo 1:13). Ele diz que recebeu a misericórdia de Deus por causa de sua ignorância. Significa isto que ele foi salvo sem ouvir e obe-decer ao evangelho? Claro que não. Ele teve que conhecer a Cristo, crer nele, e ser batizado para re-missão dos seus pecados (1 Timóteo 1:14-16; Atos 22:16).


Em 2 Tessaloni-censes 1:8, Paulo disse que Jesus punirá eternamente aqueles que "não conhecem a Deus" e aqueles "que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus". A ignorância não é defesa. Aqueles que pecam, mesmo que nunca ouçam o evangelho, estão condenados por causa de seu pecado. Os cristãos que compreendem este fato verão a maior urgência de nosso trabalho de espalhar o evangelho. Deus "é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pedro 3:9).


-por Dennis Allan





Ver o artigo completo


Diversos Vídeos

Outros Vídeos...

Diversos Artigos

Outros Artigos...

Mensengens em Vídeo
Mensagens em Áudio
A Salvação
O Que A Bíblia Diz?
Conhecendo os Salmos
Folhetos para Evangelizar
Estudo de 1 Coríntios
Estudo de 2 Coríntios
Podemos Compreender a Bíblia?

Curso Bíblico
On-line

Agora oferecemos o curso bíblico Jesus o Caminho, de sete lições, totalmente "on-line". Clique aqui para saber como fazer o curso Jesus o Caminho.

Introduções aos Livros da Bíblia

Uma série de artigos escritos por Dennis Allan introduzindo o conteúdo e o contexto histórico de cada livro da Bíblia.

A História do Novo Testamento (pdf)

Resumos dos relatos históricos do Novo Testamento preparados para ajudar professores nas aulas a serem ministradas para crianças.


A Confusão Religiosa

Temos de buscar o ensinamento sólido da palavra de Deus


Parábolas de Jesus

Este é um convite para estudar aquelas narrativas maravilhosas que nos convidam a olhar para o próprio coração de Deus.

Você Está Procurando Simplesmente Servir ao Senhor?

Informações sobre estudos especiais em várias cidades -- talvez na sua região!

Ide Contar a Boa Nova

Este livro de mais de 200 páginas segue a história da igreja primitiva (o livro de Atos) com resumos das epístolas e mapas coloridos. Se quiser, pode imprimir e encadernar

"Pais Ensinam..."

Deus deu bebês aos pais, e estes foram encarregados da responsabilidade de criar e guiar seus filhos e equipá-los para viver em um mundo hostil. “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22:6) 

Apostilas Completas de Livros da Bíblia

 Jó (Allen Dvorak). Salmos (Dennis Allan ). Ezequiel (Dennis Allan). Daniel (Robert Harkrider). Marcos (Dennis Allan)... 

Palavras Cruzadas

Oferecemos algumas palavras cruzadas para incentivar o estudo da Bíblia, enfatizando textos, assuntos e temas específicos (não é compatível com dispositivos móveis).