Share Button

O Salmo do Homem Fiel
(Salmo 1)
por Jim Ward

O primeiro Salmo é direto, vívido e poderoso. Com imagens transparentes mas irresistíveis, o salmista confronta-nos e incita-nos com o chamado à espiritualidade. Não podemos fazer nada mais sábio do que aceitar seus desafios.

O desafio dos dois caminhos

Podemos ser "bem-aventurados" (1:1) ou podemos "perecer" (1:6); podemos buscar a sabedoria dos pecadores (1:1) ou ter nosso prazer "na lei do Senhor" (1:2). Podemos ser frutíferos (1:3) ou estéreis (1:4). É claro, há somente duas estradas para viajar e somente dois destinos possíveis. E, igualmente claro, não podemos fazer a viagem errada e terminar no destino certo. Jesus confirmou este princípio quando falou de somente dois caminhos, o estreito. que conduz à vida, e o largo que conduz à destruição (Mateus 7:13-14).

É preciso convicção, integridade e coragem para permanecer na verdade que qualquer um, que não seja comprometido com o bem, é mau.  Muitos de nós remexemos nisto, procurando alguma terceira saída, imaginada quando estamos espiritualmente ou moralmente indecisos.  O que nos leva a um desafio ainda mais fundamental neste Salmo.

O desafio de desenvolver um caráter

Justamente como o filósofo, em Provérbios, insiste em que a sabedoria vem somente a custo de caráter, o salmista aqui diz o mesmo sobre piedade. É grátis para todos que a querem, entretanto é tão custosa como negar a si mesmo. Como é normal na Escritura, a mente é tratada como a chave do homem: "como imagina em sua alma, assim ele é" (Provérbios 23:7).  Jesus afirmou este princípio em Mateus 12:35:  "O homem bom tira do tesouro bom cousas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira cousas más."  Se um homem gostar da bem-aventurança, então tem que deleitar-se "na lei do Senhor", e meditar nela "dia e noite". Como Derek Kidner o propõe: "O Salmo se contenta em desenvolver este único tema, implicando que o que realmente forma o pensamento de um homem, forma sua vida."  Então, aqui está a metodologia de Deus:  muda o coração, muda o homem. 

"Medita" tem uma derivação interessante.  Significa "gemer, cantarolar, falar, pensar."  A idéia é para ponderar, falando consigo mesmo.  Eis aqui um homem tão envolvido na palavra de Deus, que a repete para si, repetindo uma frase aqui e um versículo ali, dizendo-o numa voz baixa, para pegar o som e o sentido dele.  Obviamente, tal interesse vem somente do deleite; não pode ser constrangido!  Lidando com a imagem de Jesus em Mateus 4:4, C. H. Spurgeon propõe: "A lei do Senhor é o pão de cada dia do verdadeiro crente".

Não é assim o zombador;  ele escarnece a lei de Deus, mas está condenado à frustração e à morte.  Ele ridiculariza a palavra de Deus, mas não pode destruí-la.  Ele a desobedece, mas não pode fugir dela.  Ele não "prevalecerá no juízo" (1:5).  Como o homem de Amós 5:19, ele foge de um leão, somente para ser apanhado por um urso; ele se refugia em sua casa somente para ser mordido por uma serpente.  Não há como escapar de Deus.  Jonas aprendeu bem esta lição.

O desafio de confiar em Deus pelo sucesso

Aquele que resiste ao caminho dos pecadores e se regozija na vontade de Deus será como uma árvore frutífera.  Talvez Josué 1:8 seja o melhor comentário sobre nosso texto: "Não cesses de falar deste livro da lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido."  Precisamos ser lembrados de que o sucesso para o fiel não é medido pela riqueza ou posição?

Não ha maior desafio ou mais doce privilégio do que andar com Deus, como o fez Enoque.  Oh, ser justo e fazer Deus "conhecer" nosso caminho, estar em sua amável companhia.  Oh, ser abençoado, e ser uma bênção!


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2015 Karl Hennecke, USA