Jesus, O Caminho Para Uma Vida Melhor

    Terceira de uma série de sete lições

A meta popular de nossa geração é "a vida boa". Este sonho não é novo. Tem sido o desejo de cada era, de mestres e filósofos, de reis e de homens comuns. Mas para verdadeira vida boa, como para qualquer outra coisa boa, JESUS É O CAMINHO.


Jesus Corrige os Equívocos

A vida boa é resumida melhor, provavelmente, na palavra FELICIDADE. Entretanto, quando pensamos em vida boa, pensamos geralmente em prosperidade material, em prazer e em popularidade. É porque supomos que estas são as coisas que trazem felicidade. Jesus rejeita esta suposição. Ouça-o:

"Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui" (Lucas 12:15).

"Ai de vós, os que estais agora fartos! Porque vireis a ter fome. Ai de vós, que agora rides! Porque haveis de lamentar e chorar. Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas" (Lucas 6:25-26).

As nossas próprias observações concordam que muitas pessoas ricas e famosas não são felizes. Apesar disso, continuamos a buscar estas coisas e, freqüentemente, ficamos desapontados quando Jesus não as dá para nós. Se Jesus oferecesse estas coisas como o caminho para uma vida melhor, ele seria um fracasso.


Jesus Erradica o Problema

Deus deu ao homem uma vida boa, bem no princípio dos tempos. Mas o homem perdeu-a quando pecou. Com o pecado veio a culpa, o medo, a dor e a morte. O pecado ainda é o devastador. Jesus disse:

"Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem" (Marcos 7:21-23).

Não é verdade que muita infelicidade que temos conhecido está ligada justamente a pecados como estes? É somente abandonando o pecado que podemos ter esperança de encontrar a felicidade.

"Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la" (1 Pedro 3:10-11).

Somente estudando a Lei de Cristo podemos reconhecer o pecado.

". . . o pecado é a transgressão da lei" (1 João 3:4).

Somente seguindo o perfeito exemplo de Jesus podemos evitar o pecado.

"Pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca" (1 Pedro 2:21-22).

Imagine uma vida sem culpa, sem medo, sem a ansiedade que sempre acompanha uma vida de pecado! Aqui, na verdade, está a paz que ultrapassa o entendimento.


Jesus nos Ensina a Procurar Novas Metas

A meta de um mundo infeliz é o tesouro material. Jesus diz:

"Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu" (Mateus 6:19-20).

Os homens ficam ansiosos para receber, mas relutantes em dar. Jesus diz:

"Mais bem-aventurado é dar que receber" (Atos 20:35).

Os homens consideram um símbolo da vida boa quando são servidos. Jesus diz:

"Quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva . . . tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir" (Mateus 20:26,28).

As metas que o mundo estabelece são alvos que muitos jamais poder o atingir. Sua realização não assegura felicidade e aqueles que falham em atingi-las tornam-se mais angustiados por seus insucessos.

Mas quando nossas metas são mudadas, poderemos estar contentes sem estas coisas que o mundo considera essenciais; elas já não são mais as coisas que estamos buscando. Nosso contentamento e felicidade vêm com a realização de nossos novos objetivos, e sua realização está ao alcance de todos. Todos podem juntar um tesouro no céu, todos podem dar, todos podem ser servos. Se houver qualquer dúvida de que isto traz mesmo a felicidade, basta olhar para qualquer indivíduo que você conheça que esteja realmente praticando isto.

Mas, maravilha das maravilhas, ainda há MAIS:


Jesus Dá o Que Não Esperamos!

Uma vez que aprendermos a não tornar nossas metas em coisas materiais, prazer e fama, Jesus nos dá uma porção inesperada destas mesmas coisas! Ouça-o:

"Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? ou, Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas cousas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas. Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:31-33).

"Dai, e dar-se-vos-á ; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão" (Lucas 6:38).

"Pois todo o que se exalta será  humilhado; e o que se humilha será exaltado" (Lucas 14:11).


Como Jesus o Faz?

Não podemos jamais saber todos os modos pelos quais o Senhor cumpre Suas promessas. Mas um deles é através da simples sabedoria de Suas instruções. Conhecendo o homem como conhece, e amando o homem como ama, Ele nos pede somente aquelas coisas que são boas para nós; e proíbe somente as que nos são prejudiciais.

Nossa saúde é melhor quando vivemos a vida pura que Jesus ensina. Estamos melhor, financeiramente, porque somos melhores trabalhadores e não temos mais que pagar o alto preço do pecado. A vida familiar é melhor quando aprendemos a pensar primeiro nos outros. E, independente dos problemas e transtornos que ainda teremos que enfrentar, enfrentamo- los com Jesus e com a esperança do céu.


Perguntas Terceira Lições


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA