Share Button

Jesus Dominou o Mar Tempestuoso

Durante seu ministério, Jesus morou em uma cidade à beira do mar da Galileia, foi acompanhado por pescadores, e atravessou o mar diversas vezes. Na leitura dos relatos da vida dele, encontramos frequentes referências à vida das pessoas que trabalhavam naquele mar ou residiam na região. Era comum para Jesus passar um tempo ensinando e curando à beira-mar, e depois atravessar para dar continuidade ao seu trabalho do outro lado. Três dos quatro registros bíblicos da vida de Jesus relatam uma vez específica que a viagem serviu para mostrar o poder divino de Cristo.

Jesus e seus discípulos entraram em um barco para atravessar o mar, e ele dormiu. Enquanto remavam, os ventos de uma tempestade ameaçaram a segurança deles. Apesar de serem pescadores experientes, os discípulos ficaram com medo de que a embarcação virasse. No desespero, acordaram Jesus. É interessante observar uma ênfase um pouco diferente em cada relato paralelo. Lucas focaliza o perigo que enfrentaram e transmite estas palavras: “Mestre, Mestre, estamos perecendo!” (Lucas 8:24). Marcos acrescenta um tom de questionamento sobre o sossego de Jesus, e apresenta uma pergunta: “Mestre, não te importa que pereçamos?”(Marcos 4:38). O relato de Mateus já parte para a solução que Jesus traria: “”Senhor, salva-nos! Perecemos!”(Mateus 8:25).

Os três relatos são unânimes em dizer que Jesus mandou o mar se acalmar, e que reprendeu a timidez, ou falta de fé, dos discípulos.

Quando refletimos sobre esses relatos, encontramos lições práticas e fatos importantes que merecem destaque.

A ansiedade dos discípulos não foi diferente da dificuldade que enfrentamos para encarar desafios, tentações e provações na nossa vida. Mesmo pessoas que falam constantemente da sua fé no Senhor são vulneráveis ao fracasso na hora da tempestade. Ficamos ansiosos, procurando desesperadamente qualquer solução, mesmo maneiras erradas de resolver os problemas? Quantos supostos cristãos já se envolveram em negócios ilegais para tentar saldar dívidas? Quantos já deram golpe em alguém, “resolvendo” um problema financeiro por meio de mentiras e negócios fraudulentos? Quantos já recorreram para a astrologia ou religiões pagãs na busca de orientação, ao invés de confiar exclusivamente no Senhor e na sua palavra? Jesus disse: “…não andeis ansiosos pela vossa vida” (Mateus 6:25). Paulo reforçou esse ensinamento: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Filipenses 4:6). O contraste é claro: viver na ansiedade e desespero, ou aprender a viver tranquilamente com a confiança em Deus. O ponto não é que se deva abandonar as responsabilidades (Jesus não repreendeu os discípulos por cuidados normais de marinheiros), mas de confiança no Senhor quando não sabemos como agir para resolver alguma situação.

Jesus estava dormindo! Uma das coisas mais memoráveis da história é o fato de Jesus conseguir dormir no barco no meio do temporal. Ele deu um exemplo da confiança que ensinou aos seus seguidores.

O milagre que Jesus realizou, depois de acordar, merece atenção especial. Ele simplesmente falou e conseguiu controlar os ventos e as ondas do mar. Quem pode controlar as forças da natureza é aquele que criou todas as coisas e que mantém o universo pelo poder da sua palavra (Hebreus 1:2-3). Todos os milagres de Jesus são notáveis, mas alguns chamam nossa atenção de maneira especial à divindade de Jesus. Deus controla os ventos e o mar!

O estudo do milagre que Jesus realizou naquele dia no mar da Galileia deve provocar em cada um, pelo menos, dois sentimentos: (1) Grande admiração por Jesus Cristo, Deus que se fez carne e demonstrou sua divindade por meio desse e outros milagres, e (2) Confiança em Jesus, que mesmo quando não enxergamos respostas e só percebemos o enorme tamanho das tempestades, nos leva a demonstrar a nossa fé e banir a ansiedade das nossas vidas.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA