Share Button

O Primeiro Homicídio

Com certeza, a morte de Abel pela mão do seu próprio irmão, Caim, se tornou um dos crimes mais conhecidos de toda a história. Milhares de anos depois, ainda perguntamos quantos outros assassinatos teriam sido evitados se os infratores tivessem aprendido as lições importantes que esse caso ensina.

Caim e Abel foram os primeiros dois filhos de Adão e Eva. Cresceram e aprenderam trabalhar. Caim cultivava os campos enquanto Abel cuidava de ovelhas. Aprenderam, também, da importância de servir ao Senhor: “Aconteceu que nos fins de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste” (Gênesis 4:3-4). As informações aqui não respondem a todas as nossas curiosidades. Mais tarde, Deus daria orientações para seus seguidores a fazerem ofertas – tanto de plantas como de animais – então é difícil concluir que isso seria uma distinção crítica no caso de Caim e Abel. A palavra “primícias” pode ser outra dica, pois Deus sempre pediu o melhor do homem. Pode ser que Abel ofereceu o melhor do seu rebanho enquanto Caim mostrou menos capricho na seleção do fruto do campo que ele ofereceu. Com certeza, houve alguma outra comunicação anterior sobre a vontade de Deus, e Abel deu mais importância às instruções do que fez seu irmão. A consequência? “Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou” (Gênesis 4:4-5).

Uma situação ruim ficou muito pior. Caim deveria ter se preocupado com sua relação com Deus, procurando corrigir seu erro para ser aceito pelo Senhor. Ao invés de fazer a modificação necessária no seu comportamento, ele ficou bravo e deprimido: “Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante” (Gênesis 4:5). Quando nossas falhas se tornam motivo de nos retrair e resmungar sem procurar melhorar, perdemos uma grande oportunidade para crescer.

Deus ainda foi paciente com Caim, e tentou ensinar a lição necessária: “Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (Gênesis 4:6-7). Deus disse que ainda tinha como tomar o caminho certo para ser aprovado. Não há nenhum tom de condenação, e sim um aviso para prevenir sofrimento evitável. Deus não procura pegar o homem nos seus fracassos; ele deseja que todos alcancem a vida na sua presença. Ele continua sendo paciente por esse mesmo motivo (2 Pedro 3:9).

Caim não admitiu que o obstáculo à sua felicidade estava dentro dele. Ele focalizou sua ira no irmão inocente: “Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou” (Gênesis 4:8). Resolveu o que? O problema não estava em Abel, e não morreu com Abel. E seu problema com Deus ficou bem mais complicado, por dois motivos: (1) Matou um ser humano, uma criatura feita à imagem de Deus (Gênesis 9:6), e (2) Quando perguntado, Caim mentiu diretamente para Deus, que conhece até os pensamentos do coração (Gênesis 4:9).

As consequências? Deus ainda foi misericordioso, pois deixou esse assassino viver. Mas Caim foi condenado à vida de um fugitivo, e seu nome foi lembrado por toda a história pelo grande crime que cometeu.

Não é somente no caso de homicídio que esse caso nos instrui. Devemos prestar atenção nas instruções de Deus para podermos agradá-lo. Quando falhamos, precisamos aprender do erro e corrigi-lo. Deus é paciente, mas não devemos desperdiçar as oportunidades que ele nos dá. Nunca devemos tentar culpar os outros, e jamais devemos atribuir alguma falha a Deus. Todos nós enfrentamos o mesmo desafio que ficou diante de Caim. Podemos proceder bem ou mal. O pecado deseja nos dominar, mas devemos e podemos dominá-lo.

Se escolhermos o bem, seremos aceitos pelo Senhor!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA