Share Button

O Evangelho Aceito em Samaria

Na sua última conversa com os apóstolos antes de voltar para o céu, Jesus orientou sobre as fases geográficas do trabalho que seria feito por esses embaixadores: “...sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1:8). O registro do progresso do evangelho em Atos capítulos 2 a 7 mostra o início desse trabalho, pois os apóstolos e outros pregaram ousadamente em Jerusalém, a cidade principal da Judeia. Milhares de judeus aceitaram a mensagem de Jesus Cristo crucificado e ressurreto, e a igreja cresceu de maneira impressionante.

A perseguição, porém, começou a crescer e se tornar mais violenta. Uma multidão enfurecida matou Estêvão, e muitos cristãos saíram de Jerusalém diante das ameaças de um judeu chamado Saulo. Mas não foram se esconder. Nos lugares que chegaram, esses seguidores de Jesus ensinaram sobre seu Mestre e seus ensinamentos. Atos 8 frisa a próxima fase desse trabalho, a chegada do evangelho a Samaria.

Samaria era uma cidade antiga. No Antigo Testamento, depois da divisão do povo de Deus em dois reinos (Israel e Judá), Samaria foi escolhida como capital do reino do Norte, Israel. Devido a persistência do povo na idolatria, Deus chamou a nação da Assíria para destruir a cidade no oitavo século antes de Cristo. Os assírios misturaram os povos dominados, deportando muitos dos israelitas para outras regiões. Aqueles que ficaram perderam sua identidade nacional quando se misturaram nos casamentos, nos costumes e nas práticas religiosas. Até o período do Novo Testamento, os samaritanos eram menosprezados pelos judeus, que se achavam mais puros e mais favorecidos por Deus.

Mas Jesus não veio somente para oferecer a salvação aos judeus religiosos. Ele veio pelo amor de Deus para com todos (João 3:16). Ele mesmo havia ensinado uma mulher samaritana que trouxe muitos outros a conhecerem o Senhor (João 4:1-42). Em Atos 8, poucos anos depois dessa parada de Jesus em Samaria, Filipe chegou com a mensagem do evangelho.

Pela imposição das mãos dos apóstolos, Filipe, o homem que levou o evangelho a Samaria, havia recebido poder para realizar milagres. Ele usou esse poder, não para encher os cofres da igreja, nem para engrandecer seu nome diante do povo, e sim para confirmar a mensagem que ele pregou sobre Jesus. Muitas pessoas, inclusive aquelas que anteriormente foram enganadas por um mágico chamado Simão, foram persuadidos da verdade que Filipe pregou. Mostraram sua fé e foram batizadas (Atos 8:1-12). 

Desde que Jesus deu suas orientações aos apóstolos (Marcos 16:15-16; Mateus 28:18-20), há um destaque notável na reação dos ouvintes à mensagem do evangelho. Aqueles que creram se arrependeram e foram batizados para a remissão dos pecados. Em Samaria, o próprio Simão percebeu a veracidade dos sinais de Filipe, aceitou a sua mensagem e foi batizado (Atos 8:13).

Enquanto Filipe realizava milagres, ele não transmitia esse poder para outros. Dois dos apóstolos, Pedro e João, visitaram Samaria e transmitiu poder de uma maneira visível, que chamou a atenção do recém-convertido Simão. Ele tentou comprar o mesmo poder que os apóstolos haviam recebido de Jesus, para equipar pessoas a realizar milagres. Parece que seu passado ainda atrapalhava, e ele pensava em abrir franquias de mágicos com esse poder! Uma coisa interessante nessa história é que Simão, perito nas artes de engano, percebeu que as obras de Filipe, Pedro e João eram verdadeiros milagres, nada de truques, encenações ou manipulação psicológica.

Pedro repreendeu Simão e disse para ele se arrepender e pedir perdão ao Senhor. Não ensinou a necessidade de repetir seu batismo, pois já havia nascido da água e do Espírito. Agora, como filho de Deus que tropeçou, ele precisava voltar ao Pai e se reconciliar com ele. Simão até pediu que os outros orassem por ele. Errou, mas não queria cair na condenação de Deus. Leia o relato completo em Atos 8:14-24.

Os samaritanos foram menosprezados pelos seus irmãos judeus, mas recebidos pelo seu Salvador Jesus! 

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA