Share Button

A Sequência Faz Diferença?

Em processos que envolvem várias etapas, a sequência faz diferença? Consideremos alguns exemplos para entender a importância da pergunta.

Quando um mecânico coloca os cabos de vela de ignição, importa a sequência? Se consultar as orientações do fabricante do veículo ou dos cabos, a resposta será inequívoca. Por exemplo: “Os cabos de ignição têm como função conduzir a corrente elétrica do transformador até as velas de ignição distribuindo a corrente na ordem correta de ignição do motor” (do site da NGK, fábrica de cabos). Se inverter a ordem dos cabos, o carro não funcionará e o motor pode sofrer danos.

Quando um padeiro prepara um bolo, a sequência faz diferença? A receita pode pedir para juntar os ingredientes, misturá-los, colocar em uma forma e assar por determinado tempo. Se mudar a sequência, o bolo sairia gostoso? Por exemplo, se juntar a farinha, os ovos, o açúcar, o fermento e os demais ingredientes e assar o bolo antes de misturar esses componentes, alguém vai querer comer o bolo? Será que daria para chamar de bolo nesse estado?

Para quem não sabe cozinhar, nem consertar carros, vamos pensar em mais uma ilustração. Quando se veste para sair de casa, a sequência importa? Dá para colocar sapatos e, depois, colocar meias? É claro que não!

O bom senso nos ensina a importância de respeitar sequências e não tentar inverter a ordem dos passos em um processo.

É curioso e triste observar que muitas pessoas não aplicam esse mesmo bom senso quando se tratam do estudo das Escrituras e a obediência ao Senhor. Há diversos assuntos bíblicos onde a sequência faz diferença, apesar da insistência, até por líderes religiosos, em ignorar as ordens estabelecidas por Deus. Vamos considerar dois exemplos.

A ordem original para o casamento, repetida por Jesus no Novo Testamento, é simples: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gênesis 2:24; Mateus 19:4-5). Quando respeitamos a ordem definida por Deus, temos uma base sólida para o casamento. Muitos, porém, mudam a sequência e sofrem as consequências. Alguns se casam sem deixar pai e mãe, e assim enfraquecem o casamento desde o início. A questão aqui não é, necessariamente, de distância geográfica, mas de criar uma nova unidade familiar independente do controle dos pais. Outros se apressam para se unirem na carne, mantendo relações sexuais antes de assumir o compromisso do casamento. Apesar de ser uma prática extremamente comum, a decisão de se envolver sexualmente antes de casar corrói o alicerce do casamento. Deus estabeleceu uma sequência que deve ser respeitada.

A ordem dos passos para receber o perdão de Deus. Não há assunto mais urgente nem mais importante do que a salvação. Uma vez que todos pecamos (Romanos 3:23), todos precisamos do perdão que Jesus oferece. Ele comunicou algumas exigências que devem ser cumpridas para receber o dom da salvação, ou seja, o perdão dos nossos pecados. Entre outras, ele disse que precisamos crer (João 8:24), nos arrepender das nossas transgressões (Lucas 13:3) e ser batizados para a remissão dos pecados (Marcos 16:16; Atos 2:38).

Nenhuma passagem bíblica sugere que o batismo vem antes da fé ou antes do arrependimento, mas muitos trocam a sequência e defendem a pratica de batizar crianças incapazes de crer e sem motivo de se arrependerem, por serem inocentes. Jesus e seus apóstolos claramente ensinaram que a salvação (ou perdão dos pecados) é recebida quando cremos, nos arrependemos e somos batizados (Marcos 16:16; Atos 2:38; 22:16). Muitos, porém, ignoram a sequência encontrada nas Escrituras e ensinam que a salvação vem sem o arrependimento e antes da imersão nas águas.

Se temos o bom senso de colocar as nossas meias antes dos sapatos, ou de misturar os ingredientes antes de assar um bolo, devemos aplicar esse bom senso na obediência ao Senhor Jesus. Trocar a ordem determinada por Deus pode ter consequências graves.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA