Share Button

Provas Milagrosas da Divindade de Jesus: A Cura do Servo de um Centurião Romano

Quase 100 anos antes de Jesus começar a pregar na Palestina, a região foi dominada pelos romanos, e estes continuavam ocupando os territórios que pertenciam historicamente aos judeus. Os judeus, por necessidade, aprendiam conviver com seus dominadores. Alguns dos soldados mandados a policiar a região eram maus e cruéis, e outros se mostraram compassivos e benevolentes. A história relatada em Lucas 7:1-10 e Mateus 8:5-13 envolve um soldado romano, um centurião responsável por até 100 homens.

O servo desse centurião ficou doente. Sofria terrivelmente e se aproximava da morte. O centurião pediu a ajuda de alguns judeus influentes para comunicar com Jesus. Ele havia ouvido dos poderes miraculosos de Cristo e acreditou na sua capacidade de curar seu servo. Os judeus concordaram em ajudar, e falaram para Jesus sobre a bondade desse centurião. Jesus se dispôs a ir até a casa onde o homem doente sofria.

O centurião, porém, não achou necessária a visita de Jesus, e se considerou indigno de recebê-lo na sua casa. Apesar de ser representante oficial do governo que dominava os judeus, esse homem demonstrou humildade e se considerou inferior a um judeu de uma família pobre! Ele compreendeu mais do que muitos judeus da sua época, pois ele acreditou na grandeza de Jesus.

Quando o centurião pediu para Jesus não ir até sua casa, ele não estava desistindo da cura. Pelo contrário, ele demonstrou sua confiança em Jesus mandar sua palavra para fazer a cura à distância! Ele comparou a palavra de Jesus, servindo como agente para realizar sua vontade, com os soldados sob seu comando. Ele tinha autoridade para mandar e um soldado iria para cumprir suas ordens. Ele acreditou que Jesus poderia mandar sua palavra para cumprir a sua vontade.

Jesus elogiou a fé do centurião e mandou sua palavra para curar o servo. Nisso, ele demonstrou mais uma característica divina. Ele estava em um lugar geográfico, mas efetuou a cura em outro lugar. Deus é onipresente, ou seja, está em todos os lugares ao mesmo tempo. Ele não é limitado por espaço e tempo como os homens e outros seres finitos que ele criou. A cura do servo do centurião foi um vislumbre da onipresença de Jesus.

Davi entendeu a ideia da onipresença de Deus quando escreveu: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá” (Salmo 139:7-10).

Deus vinculou a ideia da sua onipresença com sua onisciência, ou seja, sua capacidade de saber tudo. Ele perguntou: “Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe? Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? – diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? – diz o SENHOR” (Jeremias 23:23-24).

Em termos práticos, a doutrina bíblica da onipresença de Deus tem dois lados: “Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Provérbios 15:3). “O SENHOR olha dos céus; vê todos os filhos dos homens; do lugar de sua morada, observa todos os moradores da terra, ele, que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras” (Salmo 33:13-15).

Para as pessoas que andam com Deus e vivem em comunhão com ele, é um fato confortante. Ele vê suas tribulações, dores e necessidades (Mateus 6:32). Jesus disse: “Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados” (Lucas 12:7). Mas para os desobedientes, é um fato assustador. “Não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hebreus 4:13). Ninguém consegue se esconder de Deus.

Jesus demonstrou sua divindade quando curou o servo do centurião à distância, pois ele é o onipresente Criador e Juiz de todos!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA