Share Button

A Carta de Jesus para uma Igreja Perturbada por uma Mulher Má

Tiatira, uma cidade na Ásia Menor na época do Novo Testamento, situava-se no local da cidade atual de Akhisar, Turquia. A cidade era conhecida pela produção de púrpura, uma tinta usada em tecidos. Lídia, uma mulher convertida pela pregação do apóstolo Paulo em Filipos (Atos 16:11-15) era natural dessa cidade e vendedora de púrpura. Também produziam em Tiatira roupas, artigos de cerâmica, bronze etc. Haviam organizações de artesões e profissionais, semelhantes às associações profissionais dos dias de hoje, mas com uma mistura de influências pagãs. Encontravam-se em Tiatira templos aos deuses Apolo, Tirimânios e Ártemis (uma deusa chamada Diana pelos romanos - Atos 19:34) e um santuário dedicado a orácula Sambate. A proeminência de figuras femininas nas religiões culturais de Tiatira provavelmente facilitou a aceitação de Jezabel, a mulher que seduziu alguns cristãos a praticar a idolatria e a prostituição.

Quando Jesus escreveu à igreja em Tiatira (Apocalipse 2:18-29), ele se identificou como o Filho de Deus com olhos de fogo e pés de bronze polido. Ele vê, julga e demonstra força para esmagar seus inimigos!

Jesus viu muitas qualidades boas na igreja em Tiatira. Ele elogiou sua dedicação a boas obras, seu amor, sua fé e sua perseverança.

Os seguidores de Jesus em Tiatira, porém, foram atrapalhados por um problema grave. Jesus criticou a congregação por tolerar uma falsa profetisa identificada como Jezabel. É possível que seja o nome real da mulher, mas mais provável que Jesus tenha representado a influência dessa mulher com o nome da mulher de Acabe, rei de Israel no nono século antes de Cristo. A mulher de Acabe seduziu os israelitas a praticarem a idolatria. A mulher em Tiatira identificada pelo mesmo nome seduziu os servos de Jesus a participarem da idolatria e da prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos, uma maneira de se envolver com os falsos deuses (1 Coríntios 10:18-22).

Jesus não disse que todos os discípulos em Tiatira tenham sido seduzidos por Jezabel. Pelo contrário, ele elogiou alguns que resistiam essas influências e recusavam se mergulhar no pecado. Do comentário de Jesus, deduzimos que alguns achavam benefício em conhecer “as coisas profundas de Satanás” (Apocalipse 2:24). A defesa usada provavelmente foi igual ao argumento que ouvimos até os dias dia hoje: como pode condenar uma coisa que você nunca experimentou? Percebemos o absurdo desse argumento por uma simples ilustração: eu preciso matar quantas pessoas antes de condenar o homicídio? Não precisamos experimentar o pecado para entender a necessidade de ficar longe dele. Jesus pediu para esses fiéis a aguentarem firmes até a sua chegada para aliviar seu sofrimento.

O alívio para os fiéis, porém, não seria bem-vindo pelos seguidores de Jezabel. Jesus havia dado tempo para eles se arrependerem, mas não se humilharam diante do Senhor. Ele disse que aqueles que não se arrependessem seriam atribulados, julgados e mortos. Essa retribuição viria do próprio Jesus! Textos como esse são importantes para refutar as noções populares de Jesus como um bonzinho fraco e meigo. Até líderes religiosos influentes negam a noção de castigo divino e da ira do Senhor contra os pecadores. Esses líderes precisam respeitar a palavra de Deus e parar de inventar suas mentiras. Jesus assumiu a fraqueza humana para cumprir sua missão de nos oferecer a salvação, mas ele reina com um cetro de ferro que usa para despedaçar seus adversários (Salmo 2:8-9).

Como ele faz em todas as cartas às sete igrejas, Jesus encerra a mensagem com promessas de recompensas para os vencedores. Ele disse que aqueles que permanecessem fiéis participariam do seu reino e receberiam a estrela da manhã, um símbolo da esperança. Jesus mesmo é a estrela da manhã (Apocalipse 22:16), a fonte da esperança eterna de todos que confiam nele (2 Pedro 1:19).

Ainda há muitas pessoas que procuram seduzir os fiéis, como Jezabel fez em Tiatira. Mas Jesus nos chama a resistir firmes para receber a recompensa eterna!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA