Share Button

Os Primeiros Dez Anos

Fui convidado, recentemente, a participar da comemoração de um aniversário de dez anos. Seguem algumas reflexões.

É por bons motivos que comemoramos algumas datas especiais. Tais comemorações são momentos para refletir sobre as batalhas vencidas e perdidas, sobre as lições importantes aprendidas e os erros cometidos. Dez anos de experiência trazem muitas oportunidades para aprender, se adaptar, melhorar e procurar se aperfeiçoar.

Dez anos do crescimento de uma criança. Em comparação com diversos animais mamíferos, o ser humano demora bastante para alcançar maturidade. Por outro lado, uma criança desenvolve capacidades muito além das habilidades dos mais inteligentes representantes do reino animal. E sim, faço de propósito uma distinção entre seres humanos e animais. Enquanto reconhecemos semelhanças biológicas que motivam cientistas a tratar humanos como membros do mesmo reino animal, devemos reconhecer diferenças espirituais que nos ajudam a entender a distinção feita por Deus entre homens e animais (Gênesis 9:5-6). Ele consagrou a vida humana porque o homem foi feito “segundo a sua imagem”.

Dez anos na vida de uma criança envolvem muito mais do que apenas a adaptação ao seu ambiente e o domínio de habilidades para agir conforme instintos embutidos pelo Criador. O ser humano exerce livre arbítrio, a capacidade de escolher, de amar ou até de odiar. Os primeiros dez anos são de grande importância no seu desenvolvimento moral e espiritual. Aprende muito sobre seu lugar na família e até na sociedade maior. Experiências brincando com colegas num parque, no quintal de casa ou na rua contribuem à sua aprendizagem social. Pais sábios percebem como esses primeiros anos são críticos em desenvolver o caráter moral, ético e espiritual do filho, e aproveitam para instruir. “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22:6).

Dez anos nas decisões de um jovem. Qualquer década da vida traz suas oportunidades e desafios, mas um dos períodos mais marcantes é a década entre 15 e 25 anos de idade. Quem já passou dessa idade pode confirmar o significado desses anos. Há exceções e mudanças posteriores, é claro, mas muitos de nós tomamos decisões nessa década da vida que determinaram aspectos importantes do curso da nossa vida. Entre 15 e 25 anos de idade, muitos decidem seus planos educacionais e escolhem seu rumo profissional. É comum escolher, durante essa década, o companheiro que fará parte importante da vida. Até aos 25 anos de idade, muitos também determinam a direção espiritual da sua vida. Alguns assumem compromisso com o Senhor, e outros, até por negligência e opção de ignorar as questões espirituais, decidem priorizar as preocupações do dia a dia e adiar ou excluir qualquer pensamento sobre a eternidade. Tomando decisões conscientes ou não, essa década pode bem definir o rumo da vida, até da eternidade.

Os primeiros dez anos do casamento. Como a vida muda! Depois daquela festa bonita em que duas pessoas apaixonadas declaram seu amor absoluto vêm as realidades da vida do casal. Os primeiros dez anos apresentam uma série de desafios. Além da adaptação de dois solteiros à vida compartilhada do casal, enfrentam decisões (até crises) financeiras e profissionais. A chegada de filhos muda completamente a dinâmica familiar. A transição da vida de uma pessoa para a vida a dois, ou três ou mais exige esforço e investimento nos novos relacionamentos. Se não investirem, o sonho pode tornar em pesadelo e o amor, em ressentimento. Para continuar construindo um casamento sólido e uma família forte, precisamos nos dedicar ao estudo e à aplicação prática das orientações encontradas nas Escrituras (bons lugares para começar: Efésios 5:22-33; 1 Pedro 3:1-7).

Qualquer década pode ser decisiva. Mas não devemos pensar apenas em períodos grandes. Uma década abrange mais de cinco milhões de minutos, mais de 300 milhões de segundos. Qualquer momento pode ser decisivo e trazer implicações – boas ou fatais – para o resto da vida e até para a nossa eternidade. Aproveitemos este dia, esta hora, este minuto, para decidir nos aproximar de Deus.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA