Share Button

Uma Bacia e uma Toalha

De uso comum no Brasil, VIP é uma sigla inglesa que significa Very Important Person, traduzida literalmente como “pessoa muito importante”. Tratamento VIP é dado a dignitários governamentais, cantores e atores famosos e pessoas financeiramente bem-sucedidas. Essas pessoas tipicamente têm motoristas particulares, talvez carros blindados, escoltas por guardas armados, as melhores suítes em hotéis e até helicópteros e jatos particulares. 

Ao longo da história, pessoas de famílias nobres, especialmente reis, têm recebido a honra especial de tratamento VIP. Assessores e ministros ao redor desses dignitários procuram atender prontamente a todas as suas necessidades e exigências. 

Se reis humanos merecem tratamento diferenciado, o Rei dos reis deve ser honrado ainda mais. Pedro ensinou a importância de exaltar o Senhor acima dos reis humanos quando disse: “Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei” (1 Pedro 2:17). Devemos honrar os reis, mas devemos tratar todas as pessoas com honra. Os reis são homens e devem ser respeitados como tal. Quando Pedro falou de Deus, porém, ele usou outro verbo com um sentido mais forte. Devemos temer a Deus, ou seja, devemos dá-lhe total respeito e temor, acima de qualquer homem.

Se conseguimos compreender esses conceitos numa época de democracia e relativa igualdade entre homens, as pessoas da época de Jesus entendiam melhor ainda a ideia de honrar os reis. Depois de três anos com Jesus, seus apóstolos entendiam, pelo menos até certo ponto, que Jesus é o Messias, o Cristo, o Ungido de Deus, ou seja, o supremo Rei. Se alguém já merecia honra e tratamento VIP, seria Jesus Cristo. Entendiam a grandeza de Jesus e a certeza do estabelecimento do seu reino tão bem que tentaram se destacar para conseguir posições importantes como ministros do Rei (Mateus 20:20-21).

A resposta de Jesus foi surpreendente: “Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mateus 20:25-28).

Poucos dias depois, Jesus ensinou uma das suas lições mais fortes com uma bacia de água e uma toalha.

Nos tempos antigos, era costume hospitaleiro oferecer água para um convidado lavar seus próprios pés (encontramos exemplos desse costume em Gênesis 24:32; 43:24 e Juízes 19:20-21). Se não oferecesse essa água, o procedimento poderia ser interpretado como falta de hospitalidade (Lucas 7:44). Se, ao invés de apenas oferecer água, o anfitrião lavasse os pés do convidado, seria entendido como um ato de especial humildade e serviço, de se colocar na posição de um servo doméstico diante de um senhor (1 Samuel 25:41).

Os apóstolos deveriam ter lavado os pés de Jesus e, por isso, foram surpreendidos quando ele pegou uma toalha e uma bacia de água e insistiu em lavar os pés deles! Há várias lições importantes nesse ato de Jesus, mas vamos focalizar a mensagem principal. Depois de lavar os pés dos apóstolos, Jesus lhes perguntou: “Compreendeis o que vos fiz?” (João 13:12). Jesus não esperou uma resposta dos discípulos confusos. Ele continuou: “Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros” (João 13:13-14). Alguns têm reduzido o ensinamento de Jesus a um rito religioso de literalmente lavar os pés dos outros, mas a mensagem é muito maior do que isso. Ele ensinou humildade e serviço. Mostrou que o servo do Senhor não procura destaque e honra para si, mas se dedica para o bem dos outros.

Foi a resposta certa para as atitudes carnais de ambições egoístas naquela época, e ainda serve para nos ensinar a mesma lição nos dias de hoje. Não devemos buscar glória, honra e destaque. Devemos servir, seguindo o perfeito exemplo de Cristo.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA