Share Button

Desequilíbrio Espiritual?

Um grupo de jogadores de tênis conversava sobre o tamanho dos seus braços, e vários comentaram que um braço, especialmente um antebraço, estava notavelmente maior que o outro. Atribuíram essa anomalia à natureza do seu esporte preferido, pois exercita muito mais o braço dominante.

Há muitos tenistas no contexto espiritual. Há uma tendência de se apegar a uma ideia, um ponto doutrinário ou uma maneira específica de se expressar e exercitar aquele “braço” ao ponto de negligenciar o desenvolvimento de outros pontos e aplicações da vontade de Deus. Em alguns casos, a ênfase exagerada em um ponto em detrimento de outros pode nos levar a desrespeitar o próprio Senhor e negligenciar aspectos importantes do nosso desenvolvimento espiritual.

Duas cartas enviadas por Jesus ilustram bem o perigo do desequilíbrio espiritual.

Jesus elogiou a igreja na cidade de Éfeso. Era uma igreja ativa, perseverante e vigilante em questões doutrinárias. Não suportavam falsos mestres e desmascaravam os falsos apóstolos que tentavam os enganar. Mas Jesus ameaçou rejeitar aquela igreja se não se arrependesse! Ele disse que a igreja havia caído! Por quê? Ele disse: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor” (Apocalipse 2:4). Houve um desequilíbrio que precisava ser corrigido urgentemente.

Uma outra congregação que se reunia uns 90 quilômetros de Éfeso também foi elogiada por Jesus. Ele disse para os cristãos de Tiatira: “Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras” (Apocalipse 2:19). Uau! Não é uma igreja se gabando e fazendo propaganda (como muitas costumam fazer), e sim uma recomendação do próprio Senhor que avaliou o estado dessa igreja! Ele continuou, porém, dizendo que estava pronto a castigar severamente algumas pessoas naquela igreja, e criticou a congregação coletivamente com estas palavras: “Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas a ídolos” (Apocalipse 2:20). Tiatira foi mais uma igreja desequilibrada.

Se fossem jogadores de tênis, parece que a igreja de Éfeso teria o braço direito superdesenvolvido, e o braço esquerdo da de Tiatira seria o mais forte. As duas congregações mostraram desequilíbrios que precisavam ser corrigidos.

Voltando para aquela conversa dos tenistas, alguns jogadores falaram que corrigiam esse problema da diferença de tamanho e força dos braços com outras práticas esportivas, principalmente o hábito de levantar peso e trabalhar os dois braços de modo mais igual.

A mesma solução funciona em termos espirituais. Não há nada de errado em ter um senso agudo para identificar e rejeitar falsas doutrinas, mas precisamos demonstrar o amor aos outros. É bom ser forte no serviço e preocupação com outras pessoas, mas não devemos deixar de vigiar pelas verdades reveladas por Deus. Jesus criticou os líderes espirituais em Israel que enfatizavam alguns atos religiosos e negligenciavam a justiça, a misericórdia e a fé: “...devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas” (Mateus 23:23). Devemos fazer a musculação espiritual do corpo inteiro, desenvolvendo todas as partes do nosso ser e todos os aspectos da nossa consciência.

Na leitura bíblica, encontramos várias listas de atributos espirituais que incluem amor, fé, alegria, humildade, paz, longanimidade, benignidade, mansidão, bondade, fidelidade, misericórdia, pureza, conhecimento, perseverança, fraternidade, domínio próprio etc. Trechos como Mateus 5:1-12; Gálatas 5:22-23 e 2 Pedro 1:5-7 não oferecem um buffet espiritual onde podemos escolher algumas qualidades e ignorar as outras. É importante buscar e desenvolver, cada vez mais, todas essas qualidades, para sermos pessoas espiritualmente equilibradas.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA