Share Button

As Mulheres de Provérbios: A Virtuosa

O livro de Provérbios apresenta orientações sábias e práticas escritas por Salomão e outros há 3.000 anos. Entre seus comentários sobre mulheres, o livro analisa mulheres imorais, insensatas e briguentas. O ensinamento do livro, porém, encerra com uma mensagem muito positiva sobre a mulher que demonstra caráter e virtude na sua vida. Esta mulher é apresentada como exemplo da pessoa que faria um homem feliz durante toda a vida em um casamento sólido.

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias. O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos. É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho. Cinge os lombos de força e fortalece os braços. Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca. Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado. No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate. Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura. Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra. Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cintas aos mercadores. A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações. Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras” (Provérbios 31:10-31).

Todas as mulheres fariam bem se lessem, refletissem e aplicassem na vida as instruções desse trecho. Observemos alguns fatos frisados nesse texto.

Uma mulher de caráter é preciosa e rara, mas vale a pena o homem achá-la. Ela se mostra confiável e fiel no casamento. O marido pode confiar plenamente nela em questões financeiras e em todos os outros aspectos da sua vida.

A mulher virtuosa não é egoísta nem preguiçosa. Ela trabalha, e trabalha muito, em prol da sua família. Aqui observamos uma diferença entre essa mulher ideal e muitas outras. É comum uma mulher (e muitos homens fazem a mesma coisa) colocar seus interesses profissionais acima da família. Pode até começar a trabalhar para ajudar a família, mas muitas ficam empolgadas com suas oportunidades profissionais ao ponto de negligenciar suas famílias. Homem ou mulher que coloca carreira acima das suas responsabilidades familiares está perdendo uma oportunidade importante e causando danos que podem ser irreparáveis. A mulher virtuosa trabalha dia e noite. Ela cuida bem da família e também mostra compaixão para os necessitados. Ela sabe trabalhar, negociar e vender seus bens para ajudar a sua família.

O procedimento dela apoia a boa imagem do seu marido. O papel da mulher nos casais bem-sucedidos é fundamental. Até nas passagens que falam sobre homens com responsabilidades especiais na igreja, a qualidade da família, e especificamente da mulher, se torna importante (1 Timóteo 3:1-13; Tito 1:5-9). Essa mulher pode até se vestir bem, mas ela não se entrega à vaidade de priorizar a beleza física.

Essa mulher sabe controlar a língua. Ela não é fofoqueira ou caluniadora. Muito pelo contrário, ela é conhecida por suas palavras sábias e generosas. Quantas pessoas demonstram sua insensatez com uma língua solta? Quantas famílias já foram destruídas porque uma pessoa não sabia se calar? Falar tudo que pensamos não é virtude!

A mulher que se mostra virtuosa será honrada. Os filhos vão reconhecer seu caráter louvável e o marido valorizará essa mulher que teme ao Senhor. Ela vale mais do que finas joias!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA