Share Button

Mulheres de Provérbios: A Adúltera

Uma das maiores fraquezas humanas é a satisfação indevida dos desejos sexuais. Deus nos deu esses desejos e deixou bem claro que a relação sexual de um homem com sua mulher legítima é pura e boa: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros” (Hebreus 13:4). O livro de Provérbios fala bastante sobre os perigos de desrespeitar esses princípios, aconselhando a fidelidade absoluta no casamento: “Bebe a água da tua própria cisterna e das correntes do teu poço. Derramar-se-iam por fora as tuas fontes, e, pelas praças, os ribeiros de águas? Sejam para ti somente e não para os estranhos contigo. Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias. Por que, filho meu, andarias cego pela estranha e abraçarias o peito de outra? Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele considera todas as suas veredas” (Provérbios 5:15-21).

Os homens são especialmente suscetíveis às tentações sexuais. Por exemplo, várias pesquisas mostram que 70% ou mais dos viciados em pornografia na Internet são homens. Isso não nega a vulnerabilidade das mulheres (pesquisas também mostram o perigo maior para elas nas salas de bate-papo, onde uma pessoa desenvolve um relacionamento antes de se envolver sexualmente), mas reforça o entendimento comum da suscetibilidade maior dos homens à tentação visual.

Nos dias de hoje, a mulher sedutora é idolatrada. Seja em novelas, filmes, vídeos de música, livros, revistas ou comerciais para vender produtos diversos como perfumes e cerveja, a mulher que exerce poder sensual para seduzir homens é vista como uma mulher forte e admirável. A moda atual, especialmente a feminina, destaca a sexualidade e incentiva a manipulação dos outros por meio da sensualidade.

Escrito 3.500 anos atrás, o livro de Provérbios contém vários avisos sobre o perigo apresentado por uma mulher sedutora. Um dos propósitos do livro é ajudar o homem sábio a se livrar “...da mulher adúltera, da estrangeira, que lisonjeia com palavras, a qual deixa o amigo da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus; porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas, para o reino das sombras da morte; todos os que se dirigem a essa mulher não voltarão e não atinarão com as veredas da vida” (Provérbios 2:16-19).

O livro é muito realista nas suas descrições da tentação de uma mulher sedutora: “porque os lábios da mulher adúltera destilam favos de mel, e as suas palavras são mais suaves do que o azeite; mas o fim dela é amargoso como o absinto, agudo, como a espada de dois gumes. Os seus pés descem à morte; os seus passos conduzem-na ao inferno. Ela não pondera a vereda da vida; anda errante nos seus caminhos e não o sabe” (Provérbios 5:3-6).

Esse livro é igualmente realista quando fala sobre os danos causados por um caso extramarital: “Afasta o teu caminho da mulher adúltera e não te aproximes da porta da sua casa; para que não dês a outrem a tua honra, nem os teus anos, a cruéis; para que dos teus bens não se fartem os estranhos, e o fruto do teu trabalho não entre em casa alheia; e gemas no fim de tua vida, quando se consumirem a tua carne e o teu corpo” (Provérbios 5:8-11).

Como esses versículos bem descrevem algumas das consequências práticas do adultério. Tudo que o homem trabalha para construir – família, patrimônio, boa reputação – se perde por causa da infidelidade. Em outras palavras, ser levado ao adultério pela sedutora não é aventura, é loucura! “O que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa” (Provérbios 6:32). O homem que se considera capaz de brincar com a traição e sair ileso é insensato e se engana. “Agora, pois, filho, dá-me ouvidos e sê atento às palavras da minha boca; não se desvie o teu coração para os caminhos dela, e não andes perdido nas suas veredas; porque a muitos feriu e derribou; e são muitos os que por ela foram mortos. A sua casa é caminho para a sepultura e desce para as câmaras da morte” (Provérbios 7:24-27).

O sensato foge dessa tentação.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA