Share Button

Só Deus Mesmo!

Só Deus mesmo! É comum ouvir essa expressão quando falamos de coisas que parecem impossíveis. É difícil dizer que todos os problemas que parecem impossíveis para nós realmente estejam fora do nosso alcance, mas, sem dúvida, há algumas coisas que só Deus pode fazer. As implicações desse fato podem nos surpreender.

Criar: Só Deus! Há muitas declarações nas Escrituras da posição de Deus como o único Criador. O homem pode manipular coisas e inventar e fabricar itens, mas Deus, e só Deus, criou o Universo do nada. “Só tu és SENHOR, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora” (Neemias 9:6). “A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? — diz o Santo. Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? ... Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento” (Isaías 40:25,26a,28).

Salvar: Só Deus! Davi escreveu: “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei muito abalado... De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio” (Salmo 62:1-2,7). É Deus quem perdoa os pecados dos homens: “Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão, pois nos temos rebelado contra ele” (Daniel 9:9). Por meio do profeta Isaías, Deus disse: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro” (Isaías 43:25).

Dar Vida: Só Deus! Deus criou vida, e exerce o poder de ressuscitar os mortos: “O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir” (1 Samuel 2:6). Os primeiros casos de ressurreições na Bíblia vêm bem depois da época de Abraão, mas a fé desse patriarca foi tão grande que acreditou no poder de Deus para ressuscitar os mortos (Hebreus 11:17-19).

Podemos usar esses três aspectos do poder divino, a capacidade de criar, salvar e dar vida, para mostrar um fato de grande importância na doutrina do Novo Testamento. Jesus tem poder de fazer todas essas coisas, um fato que reforça o ensinamento bíblico sobre sua divindade.

Jesus Criou o Universo. João falou sobre Jesus no início do seu relato do evangelho: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez” (João 1:3). Paulo acrescentou: “Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste” (Colossenses 1:15-17).

Jesus Salva. Ele afirmou ser o caminho ao Pai: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Jesus “...tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem” (Hebreus 5:9). Sobre o papel de Jesus como Salvador, seria difícil encontrar uma declaração mais explícita do que Tito 2:13, onde Paulo disse que ele aguardava “a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus”.

Jesus Dá Vida. Ele disse claramente que tinha poder para ressuscitar seu próprio corpo (João 10:18; 2:19-21). Ele prometeu a vida eterna para aquele que crê nele: “...e eu ressuscitarei no último dia” (João 6:40). Uma das mais fascinantes afirmações da divindade de Jesus se encontra nas suas palavras em João 10:27-28, onde disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão”. Ele usou praticamente a mesma linguagem usada por Deus no Antigo Testamento: “Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão” (Deuteronômio 32:39). Nenhum mero homem ousaria usar palavras assim, mas Jesus Cristo falou assim porque ele, sendo Deus, exerce o poder divino.

Só Deus cria, salva e ressuscita. Jesus cria, salva e ressuscita, porque Jesus é Deus.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA