Share Button

Jonadabe e Amnom: Uma Amizade Fatal

Apesar de ser especificamente escolhido por Deus para ser o rei de Israel e fundador de uma dinastia que se estenderia até o próprio Cristo, Davi teve uma vida difícil e cheia de tumulto e conflito. Uma das histórias mais complicadas e tristes começou com uma amizade entre dois jovens.

Amnon foi o primeiro filho de Davi (2 Samuel 3:2). Jonadabe, primo de Amnon, era um amigo tão chegado que este compartilhava com ele seus pensamentos mais íntimos. Um dia, Amnon confessou a Jonadabe seu desejo para com sua própria irmã, Tamar (filha do mesmo pai, mas de outra mãe).

Se Jonadabe fosse um amigo de verdade, se ele amasse seu primo e desejasse seu bem, sua resposta teria sido firme. Ele teria repreendido Amnon por hospedar pensamentos impuros e por desejar sua própria parenta. Os dois sendo judeus sujeitos à Lei revelada por meio de Moisés, Jonadabe deveria ter relembrado seu primo que qualquer relação sexual entre parentes próximos foi claramente proibida (Levítico 18:6-9). Jonadabe, se fosse um bom amigo, teria repetido as palavras da Lei: “Não descobrirás a nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai; ela é tua irmã” (Levítico 18:11). E se Amnon tivesse insistido, contra o bom conselho do seu amigo, Jonadabe teria agido para proteger Tamar e ainda levar Amnon ao arrependimento.

Mas Jonadabe não mostrou o caráter de um verdadeiro amigo. Ao invés de corrigir seu primo, ele apoiou e alimentou suas intenções pecaminosas. Jonadabe não falou o que seu amigo precisava ouvir; ele disse o que Amnon queria ouvir. Amigos que distorcem a verdade para nos apoiar não demonstram o amor e não são bons amigos.

As palavras de Jonadabe incentivaram mais erros na vida de Amnom. Ele reforçou o senso de direito desse príncipe de Israel. Como um filho do rei, neste caso o herdeiro provável do trono, seria negado algum desejo? Ele sugeriu para Amnon um plano para conseguir uma oportunidade de estar a sós com Tamar: “Disse-lhe Jonadabe: Deita-te na tua cama e finge-te doente; quando teu pai vier visitar-te, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha e me dê de comer pão, pois, vendo-a eu preparar-me a comida, comerei de sua mão” 2 Samuel 13:5).

Os resultados foram desastrosos. Quando Amnon aceitou o conselho perverso do seu primo, deu início a uma série de eventos que destruíram vidas e ameaçaram a estabilidade da nação de Israel. No segundo livro de Samuel, os capítulos de 13 a 20 relatam os eventos que vieram em consequência do mau conselho de Jonadabe:

Uma moça inocente foi estuprada. Amnon seguiu o plano de Jonadabe e conseguiu sua oportunidade de estar com Tamar. Quando ela recusou seu convite, Amnon estuprou sua irmã. Ela voltou para casa totalmente angustiada.

Absalão, irmão de Tamar (tiveram o mesmo pai e a mesma mãe), ficou indignado com Amnon. Ele ficou quieto durante dois anos esperando momento oportuno para se vingar de Amnon pelo estupro de Tamar. Armou uma cilada e mandou que seus servos matassem Amnon.

Com medo do seu pai, Davi, Absalão fugiu para Gesur, onde ficou sob a proteção do seu avô materno. Depois de três anos, Absalão voltou para Jerusalém, com a autorização de Davi. O rei, porém, recusou receber seu filho pessoalmente, e o clima entre os dois continuou tenso. Depois de dois anos, Davi e Absalão se reconciliaram, mas este não se sujeitou ao rei. Absalão manipulou as pessoas e conquistou o apoio de muitos para levantar uma revolta contra o rei. O resultado foi uma guerra civil em Israel que terminou com a morte de Absalão.

E mesmo depois das mortes de Amnon e Absalão, Davi sofreu para reunir seu reino. Houve conflitos internos e intrigas entre pessoas influentes, deixando a nação mais fraca do que antes.

Obviamente, essa história envolve muitas pessoas e várias decisões erradas, mas ainda perguntamos: quanto sofrimento poderia ter sido prevenido se Amnon tivesse escolhido um amigo melhor?

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA