Share Button

Jônatas: Um Amigo Fiel

A amizade de Jônatas e Davi é um exemplo clássico da fidelidade que deve existir em todas as amizades.

Jônatas era filho de Saul, o primeiro rei de Israel (que reinou na segunda metade do século 11 antes de Cristo. Jônatas se mostrou um patriota e guerreiro bem-sucedido no conflito contra os filisteus, principais inimigos dos israelitas na época. Neste papel de príncipe corajoso, Jônatas ganhou o respeito do povo. Normalmente, teria sido candidato natural para suceder seu pai. Mas, Jônatas não chegou a ser rei devido às grandes falhas do seu pai. Deus não permitiu que os descendentes de Saul reinassem em Israel. Antes da morte de Saul, o Senhor já anunciou sua intenção de escolher um homem de outra família como o próximo rei. Deus nomeou Davi, filho de Jessé, para ser sucessor de Saul.

Se Jônatas tivesse o mesmo caráter do pai, ele teria odiado o homem designado como sucessor do seu pai. De uma perspectiva política, aquele homem estaria tomando o reino do próprio príncipe, Jônatas. Saul se preocupou com essa ameaça aparente e lançou uma campanha para matar Davi e segurar o trono para Jônatas. Ele disse para seu filho, Jônatas: “Pois, enquanto o filho de Jessé viver sobre a terra, nem tu estarás seguro, nem seguro o teu reino; pelo que manda buscá-lo, agora, porque deve morrer” (1 Samuel 20:31). Quando Jônatas recusou ajudar assassinar Davi, Saul ficou muito bravo e atacou seu próprio filho!

Jônatas não compartilhou o ódio ambicioso do seu pai. Pelo contrário, fez amizade com Davi! Ele viu a diferença entre seu pai ciumento e seu amigo temente a Deus: “Sucedeu que, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma. Saul, naquele dia, o tomou e não lhe permitiu que tornasse para casa de seu pai. Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma” (1 Samuel 18:1-3). A amizade desses dois foi um bom exemplo do provérbio que diz: “. . . há amigo mais chegado do que um irmão” (Provérbios 18:24).

Quando Jônatas defendeu seu amigo das agressões do rei, ele mostrou uma qualidade de grande importância. Ele valorizou os princípios do certo e justo acima dos relacionamentos com os outros, até com sua própria família. Qualquer relação humana, seja amizade, casamento ou outro relacionamento familiar, deve ser regida pelos princípios que Deus deu para nos guiar. Nosso respeito para com Deus deve ser maior do que qualquer laço entre seres humanos. O melhor amigo é aquele que ama a Deus mais do que ama você. O marido ideal sempre mantém Deus acima de todos, deixando a mulher ocupar o segundo lugar!

O que Jônatas ganhou com sua fidelidade a Davi? Se for avaliar a amizade em termos de benefícios imediatos, parece que Jônatas não escolheu bem! Ele morreu jovem na mesma batalha que tomou as vidas do seu pai e de dois dos seus irmãos (1 Samuel 31:1-2). Jônatas não manteve sua amizade com Davi por motivos de benefício próprio. Ele amou seu amigo, e foi fiel a ele e à justiça. Pessoas egoístas que só investem nas amizades que oferecem retorno não sabem amar como Jônatas amou, e acabam decepcionando aqueles que se relacionam com elas.

Apesar da sua morte precoce, Jônatas ganhou um lugar importante na História. Seu nome aparece dezenas de vezes no registro bíblico. Um fato é especialmente interessante. Depois da morte de Jônatas, Davi procurou um sobrevivente da sua família: “Disse Davi: Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas?” (2 Samuel 9:1). Um filho de Jônatas, Mefibosete, foi apresentado ao rei. Ele havia caído quando tinha cinco anos e ficou aleijado. Davi lhe deu um lugar na mesa do rei, e o filho de Jônatas passou a ser sustentado como se fosse membro da família real.

Mesmo se as escolhas de Jônatas não trouxessem nenhum benefício para sua própria família, ele se mostrou fiel a Deus e fiel ao servo ungido por ordem divina. Ele contribuiu ao cumprimento do plano de Deus, pois um dos descendentes de Davi foi o próprio Messias que oferece salvação a todos!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA