Share Button

Pastor Ateu Reclama!

Mark Twain disse: “A verdade é mais estranha que a ficção”. Algumas histórias são tão bizarras que seria difícil inventá-las. 

Em 2006, Jim Rigby, pastor da St. Andrew´s Presbyterian Church (Igreja Presbiteriana de São André) em Austin, Texas, EUA, foi criticado quando sua igreja admitiu como membro Robert Jensen, um homem abertamente ateu. Para muitos, a ideia de um ateu no banco de uma igreja exercendo comunhão com os adeptos da religião não faz nenhum sentido.

Para quem achou difícil aceitar um ateu no banco, como seria se estivesse no púlpito?

As manchetes recentes de jornais religiosos trazem uma outra história que envolve a liderança de uma outra congregação presbiteriana. John Shuck é um pastor presbiteriano na cidade de Beaverton, Oregon, EUA. Desde 2011, ele defende uma espécie de cristianismo sem fé. Ele oferece a opção de ser religioso, até de se considerar cristão, sem acreditar em Deus, na Bíblia ou nos relatos bíblicos sobre Cristo. Artigos escritos por esse pastor aparecem em sites que defendem o ateísmo. Em termos simples, ele prega um cristianismo sem Cristo!

Com certeza, a posição de John Shuck não representa a doutrina oficial da sua denominação, nem de outras denominações presbiterianas (nos EUA como no Brasil, os presbiterianos se dividem em grupos diferentes com distinções doutrinárias). Milhares de pastores presbiterianos discordam totalmente dessa doutrina sem fé. Poucos simpatizam quando ele tenta se apresentar como vítima e se diz lesado por aqueles que rejeitam sua posição. Ele quer continuar no seu cargo de pregador mesmo negando abertamente qualquer confiança na mensagem do evangelho. 

Não sei o que a denominação fará a respeito desse pastor, mas esse caso nos oferece uma boa oportunidade para nos lembrarmos de alguns fatos fundamentais sobre a mensagem das Escrituras. 

John Shuck acredita que o cristianismo pode sobreviver sem fé. Jesus Cristo, os apóstolos e outros autores dos livros do Novo Testamento claramente discordam.

Jesus ensinou sobre a necessidade da fé. “Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado” (João 6:29). Em outra ocasião, ele disse: “Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados” (João 8:24). 

O apóstolo João escreveu: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). “Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (João 20:30-31). 

Paulo, outro apóstolo, disse: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Efésios 2:8). “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1). 


Outro autor afirmou: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6). 

John Shuck pode reclamar quando outros negam seu cristianismo, mas sua briga é com Deus, e não com os cristãos. A Bíblia diz: “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição” (2 Pedro 2:1). “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho” (1 João 2:22). Pode negar a Cristo, mas não pode fazer isso e ainda afirmar ser cristão!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA