Share Button

A Ousadia Humana

Nos poucos encontros diretos entre homens tementes a Deus e a glória celestial do Senhor registrados nas Escrituras, as reações humanas sempre foram as mesmas. Reconhecendo sua pequenez e, mais ainda, sua condição de pecadores, os homens se afastavam ou até caíam com medo diante do infinito poder e da perfeita santidade do seu Criador.

Quando percebeu que estava na presença de Deus, “Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus” (Êxodo 3:6). Quando Moisés voltou para a mesma montanha com o povo que Deus libertou do Egito, os israelitas pediram que ele subisse o monte para falar com Deus, pois temiam sua força e não queriam morrer (Êxodo 20:18-21). Quando Isaías viu a glória de Deus, ele relatou sua própria reação: “Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!” (Isaías 6:5). Depois de Jesus voltar ao céu, ele apareceu a Saulo (antes de ser conhecido como o apóstolo Paulo), e este caiu por terra (Atos 9:4). Alguns anos depois, apareceu ao apóstolo João. Ele explicou sua reação: “Quando o vi, caí a seus pés como morto” (Apocalipse 1:17).

E quem não teria tal reação diante de um Ser capaz de criar e manter todo o Universo pelo poder da sua palavra (Gênesis 1:3,6,9,11,14,20,24; Hebreus 1:3)? Mesmo sem um encontro igual aos de Moisés, Isaías, João e outros, devemos demonstrar reverência para com Deus. Ele nos deu evidências suficientes para nos deixar sem desculpas (Romanos 1:20; Salmo 14:1-3). Nenhum homem deveria se exaltar diante do Soberano.

Apesar dessas abundantes evidências, alguns recusam reconhecer a realidade de Deus. O faraó egípcio é um bom exemplo dessa arrogância. Quando Moisés transmitiu a mensagem do Todo-Poderoso ao rei do Egito, o faraó disse: “Quem é o SENHOR para que lhe ouça eu a voz e deixe ir a Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir a Israel” (Êxodo 5:2).

Há outros ainda mais perigosos: aqueles que acreditam na existência de Deus mas ainda ousam lhe desafiar. Há muitas ilustrações dessa atitude na Bíblia. A serpente no Éden ousou perverter as palavras de Deus e conduziu Eva ao pecado (Gênesis 3:1-5). Os amigos de Jó falaram como defensores de Deus e sua justiça e afirmaram algumas verdades. Mostraram uma certa humildade como homens de pouco conhecimento. Bildade disse: “porque nós somos de ontem e nada sabemos” (Jó 8:9). Falaram verdades sobre Deus. Eliú disse: "Na verdade, Deus não procede maliciosamente; nem o Todo-Poderoso perverte o juízo” (Jó 34:12). Em outro trecho, ele disse: “Eis que Deus é grande, e não o podemos compreender; o número dos seus anos não se pode calcular” (Jó 36:26). Afirmar algumas verdades, porém, não significa que ensinavam toda a verdade sobre Deus. Os amigos de Jó distorciam a verdade em defesa da mesma doutrina pregada em muitas igrejas hoje. Neste caso, Deus especificamente reprovou os pregadores da teologia da prosperidade, porque falavam loucuras sobre o Senhor: “A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto...” (Jó 42:7-8).

Alguns se exaltam em confrontos diretos com Deus, mostrando-se rebeldes na sua desobediência. A desobediência é resultado da falta de fé, e leva ao afastamento de Deus. A rebeldia dos israelitas no deserto serve como exemplo para todos das atitudes a serem evitadas: “E contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi contra os que pecaram, cujos cadáveres caíram no deserto? E contra quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão contra os que foram desobedientes? Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade” (Hebreus 3:17-19).

Os homens que se exaltam nunca serão iguais a Deus, e não resistirão à justiça divina. Isaías falou dessa justiça quando avisou os israelitas das consequências da sua arrogância: “A arrogância do homem será abatida, e a sua altivez será humilhada; só o SENHOR será exaltado naquele dia” (Isaías 2:17). É por esse motivo que devemos seguir a orientação de Tiago: “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:10).

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA