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Por Que Sodoma foi Destruída?

A cidade de Sodoma é citada por nome em quase 50 versículos bíblicos, quase sempre com destaque na sua maldade. Destruída por Deus quase 2.000 anos antes da vinda de Jesus, Sodoma se tornou um provérbio em Israel e um sinônimo de alguns dos mais perversos pecados em diversos idiomas.

Sodoma e outras cidades da planície do Jordão foram destruídas por suas abominações diante de Deus. Uma região anteriormente fértil e conhecida por suas ricas pastagens se tornou uma terra deserta e morta. Muitos acreditam que o local dessas cidades seja atualmente o lugar do mar Morto, tão salgado que nem peixe vive nas suas águas.

No uso comum da palavra Sodoma e suas derivadas, o significado dos pecados de Sodoma tem sido perdido ou expandido. Ao longo da história, a palavra sodomia passou a identificar, até nas leis de alguns países, atos que nem sequer são mencionados nos relatos bíblicos sobre a cidade. Por outro lado, muitos seguem tendências de reescrever a Bíblia para justificar erros claramente condenados nas Escrituras, e assim desviam os olhos das realidades que levaram à destruição de Sodoma.

Deus condenou e destruiu Sodoma. Ele mesmo disse: “Com efeito, o clamor de Sodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito” (Gênesis 18:20). Se não observarmos os motivos que ele nos comunicou nas Escrituras, correremos real risco de imitar seus erros e receber a mesma condenação divina. Os pecados de Sodoma foram vários. Erramos em omitir qualquer dos avisos divinos baseados no mau exemplo dessa cidade antiga. Não devemos nos preocupar tanto com os sentidos modernos das palavras relacionadas a Sodoma, e sim com as advertências e orientações divinas sobre o perigo de imitar seus erros fatais.

Sodoma foi conhecida por seu orgulho, prosperidade e tranquilidade (Ezequiel 16:49). Prosperidade e tranquilidade podem ser até bênçãos de Deus, mas quando acompanhadas por soberba e falta de preocupação com os outros, se tornam sintomas da depravação de um povo. Deus disse no mesmo versículo, que Sodoma: “nunca amparou o pobre e o necessitado”.

Sem dúvida, o crime mais notável em Sodoma foi a sua imoralidade sexual. O registro de Gênesis 18 e 19 frisa claramente esse comportamento. Quando o Senhor mandou dois anjos, em forma de homens, à cidade, “Mas, antes que se deitassem, os homens daquela cidade cercaram a casa, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados; e chamaram por Ló e lhe disseram: Onde estão os homens que, à noitinha, entraram em tua casa? Traze-os fora a nós para que abusemos deles” (Gênesis 19:4-5). Apesar das tentativas mais recentes de redefinir o pecado de Sodoma, o contexto do capítulo e outras referências bíblicas mostram que um aspecto do erro foi a procura de relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo. Um dos autores do Novo Testamento disse: “como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição” (Judas 7). Em outro texto, o apóstolo Paulo escreveu: “Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro” (Romanos 1:26-27).

Homens podem fazer leis diferentes, e qualquer um pode exercer a liberdade de rejeitar a Bíblia como a palavra de Deus, mas o estudo honesto das Escrituras nos leva à conclusão de que não são autorizadas relações sexuais fora do padrão definido quando Deus criou homem e mulher e instituiu o casamento. O próprio Jesus apoiou o plano original do casamento (Mateus 19:4-6), e Paulo reforçou esse ensinamento quando escreveu: “cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido” (1 Coríntios 7:2). Não foi o único, mas um dos pecados de Sodoma foi a rejeição desse plano.

-por Dennis Allan


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