Share Button

Convertido a Caminho da África

Para muitas pessoas, este homem foi visto como alto oficial do governo de um importante país africano. Pela prioridade que ele deu para sua fé, até ao ponto de fazer viagens internacionais para participar de eventos espirituais importantes, foi conhecido também como um homem religioso.

Esse homem viajou da Etiópia até Jerusalém para adorar a Deus, entendendo ser o lugar certo para honrar o Criador. Seu entendimento estava solidamente embasado em mais de 1.000 anos de ensinamento divino transmitido aos judeus, pois Jerusalém foi o lugar escolhido como centro da adoração verdadeira ao Senhor. Deus até proibiu sacrifícios e alguns outros ritos religiosos em outros lugares, chamando todos os fiéis àquela cidade.

Pouco tempo antes da viagem do tesoureiro da Etiópia, o sacrifício mais importante da História foi realizado em Jerusalém. Milhares de pessoas se converteram a Cristo quando creram na ressurreição desse homem três dias depois da sua morte na cruz. É provável que o etíope tenha ouvido sobre esses acontecimentos e sobre a nova religião fundada em Jerusalém. O crescente impacto do cristianismo estava começando a alcançar outras regiões. A notícia se espalhava.

Não sabemos o que o tesoureiro pensou de tudo isso depois da sua visita a Jerusalém. Na viagem, ele lia do profeta Isaías, um dos livros do Antigo Testamento (o Novo Testamento ainda não existia) que mais fala sobre a vinda do Messias (de uma palavra hebraica que significa “ungido”, o mesmo significado da palavra Cristo). Estava lendo uma profecia que Isaías havia feito mais de 700 anos antes sobre a morte do Messias quando um homem aproximou-se do seu carro.

Conforme a distância de onde Filipe estava quando um anjo do Senhor mandou que encontrasse esse etíope, é quase certo que ele teria começado a sua viagem antes do tesoureiro sair de Jerusalém. Deus mandou Filipe no momento certo para interromper a leitura de uma passagem que serviria como a base perfeita da sua mensagem. Quando chegou perto do carro, Filipe perguntou se o etíope entendia o texto que lia. Ele foi sincero na sua resposta: “Como poderei entender, se alguém não me explicar?” (Atos 8:31). O tesoureiro convidou esse cristão a subir no seu carro, e perguntou sobre o sentido de Isaías 53:7-8.

Foi o lugar perfeito para começar, e Filipe aproveitou a oportunidade que Deus lhe deu para falar com o homem sobre Jesus. A mensagem do evangelho, a boa-nova de Jesus, não é apenas histórica ou teórica. É uma mensagem que chama o ouvinte a reagir. O autor de Atos não registrou todo o ensinamento de Filipe, mas sua explicação sobre Jesus obviamente incluiu a resposta à pergunta feita por outros ouvintes em outros momentos: O que eu devo fazer? (Atos 2:37; 16:30). O relato aqui não comenta sobre todos os requisitos, mas mostra que esse homem entendeu a necessidade do seu batismo. Sabemos de outros textos que a fé em Jesus e o arrependimento dos pecados são necessários, também (veja Marcos 16:16; Atos 2:38).

Quando o tesoureiro etíope comunicou a sua decisão e pediu o batismo, Filipe desceu com ele do carro em um lugar onde havia água, e o tesoureiro foi imerso nas águas para o perdão dos seus pecados.

Que alívio! O homem saiu da água e continuou sua viagem feliz, pois encontrou e aceitou o que todos nós precisamos: o Salvador e Senhor!

A Bíblia não nos fornece nenhuma outra informação sobre esse homem da Etiópia. É natural imaginar que ele teria voltado para sua casa e seu trabalho, mas agora com uma mensagem importante para compartilhar com seus amigos e colegas. É assim que o evangelho se espalhava naquela época, e é da mesma maneira que essa mensagem tão preciosa alcança outras pessoas nos dias de hoje. Pessoas aliviadas pelo livramento que Jesus oferece naturalmente levam as boas novas aos outros. Se é bom para você, é bom para os outros também!

-por Dennis Allan/


ESTUDOS BÍBLICOS     PESQUISAR NO SITE     MENSAGENS EM ÁUDIO    
MENSAGENS EM VÍDEO   
ESTUDOS TEXTUAIS    ANDANDO NA VERDADE  
O QUE ESTÁ ESCRITO?
  
O QUE A BIBLIA DIZ?

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©2014 Karl Hennecke, USA